A Apple apresentou na terça-feira, dia 13, seus novos dispositivos para casas inteligentes, com destaque para o HomeView, um dispositivo semelhante ao iPad que incorpora uma versão aprimorada com IA da assistente Siri e pode ser usado como um hub para o controle de outros aparelhos. Também foram anunciadas atualizações para o alto-falante inteligente HomePod e para os dispositivos Apple TV, além de uma gama de acessórios que inclui câmeras e termostatos fabricados pela LG e pela Schneider Electric e projetados com a participação da Apple.
Em um comunicado à imprensa, a empresa disse que o HomeView foi projetado para ser o centro da casa e atuar como assistente pessoal de todos os moradores, ao reconhecer os usuários por seus rostos, adaptando-se para que eles possam acessar seu conteúdo pessoal nas funcionalidades Mensagens, FaceTime, Calendário, Lembretes e Busca no iPhone. Com uma tela Liquid Retina de 7 polegadas, o dispositivo reúne entretenimento, conexão e gerenciamento inteligente da casa em um só lugar, por meio de controle de voz.
As pré-encomendas já foram abertas para clientes nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Índia, Nova Zelândia e África do Sul, com preço inicial de US$ 299, e começarão a ser enviadas a partir de 13 de novembro. Não foi informado quando o HomeView chegará ao Brasil, mas já se sabe que não será vendido na União Europeia, pois a IA Siri continua indisponível nos países do bloco, por questões relacionadas às regulamentações.
Greg Joswiak, vice-presidente de marketing mundial da Apple, disse que o HomeView, embora possa ser compartilhado por todos os moradores, proporciona uma experiência pessoal para cada um: “O dispositivo reconhece seu rosto para alternar entre a tela da casa e sua própria experiência, preenche o ambiente com um som incrível, mantém você conectado com as pessoas mais importantes com o FaceTime e facilita o controle da sua casa inteligente. Além disso, é alimentado pela IA da Apple, com a Siri como elemento central, utilizando o contexto pessoal do seu iPhone para ajudar você a encontrar o que precisa e a ser mais produtivo, tudo isso mantendo as informações privadas e seguras”, explicou.
Com uma tela Liquid Retina de 7 polegadas, o HomeView pode ser colocado sobre uma mesa ou fixado na parede em espaços como a entrada ou o corredor. Segundo a Apple, a nova versão da Siri é mais capaz e conversacional, “com amplo conhecimento do mundo, o que proporciona descobertas mais ricas e maior reconhecimento na tela”.
Ao divulgar as novidades, o jornal britânico The Guardian afirmou que a Apple está lançando esses produtos em uma tentativa de se defender da concorrência de rivais tradicionais, como a Amazon, “que investiu pesado em seus alto-falantes Echo e nas campainhas Ring e lançou tablets premium na semana passada, e de startups de IA mais recentes, como a OpenAI, que têm ambições próprias no setor de hardware”.