Fórum de Lisboa destaca a urgência da regulamentação da IA
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/202528/04/2025
Por Daniel dos Santos
Um apagão sem precedentes atingiu hoje Espanha, Portugal e parte da França, levando o caos às ruas de algumas cidades na Europa. Segundo a imprensa europeia, a falta de luz em massa pode ter sido causada por um ciberataque em larga escala. Em Madri, capital espanhola, o sistema de metrô foi evacuado e o trânsito está intenso. “Não tenho como sair daqui, está tudo parado”, conta o advogado brasileiro Gabriel de Macedo Duarte, que estava assistindo hoje pela manhã a uma das partidas do Masters 1000 de Madri, torneio internacional de tênis que reúne alguns dos maiores atletas do mundo. Mesmo com a luz do dia, as partidas do torneio foram interrompidas, por conta da falta de recursos tecnológicos como os sistemas que revisam jogadas duvidosas (o popular VAR).
Público deixa a quadra do Open de Tênis em Madri
“Pelo jeito vou ter que caminhar pelo menos umas duas horas para chegar ao hotel”, calcula ele, que mora em Portugal, outro país que está enfrentando sérios problemas. Em solo português, por exemplo, além do trânsito caótico, há grande dificuldade para conseguir falar ao telefone. Tanto que tentamos contato telefônico e por WhatsApp com os correspondentes do AIoT Brasil em Portugal hoje e ainda não conseguimos estabelecer comunicação.
Os problemas de infraestrutura afetam a iluminação pública (com semáforos desligados congestionando o trânsito), atingem vários sistemas de computadores, prejudicando os sistemas de aviação e de comércio eletrônico (impedindo a comercialização de produtos) entre outros. “Tentarei voltar para casa hoje, em Lisboa, mas não sei se vou conseguir voltar, estamos completamente sem informação e sem transporte”, completa o advogado.
As autoridades ainda investigam a causa do apagão, mas Juan Manuel Moreno, presidente da região da Andalucia, na Espanha, afirmou que “tudo indica que um blecaute desta magnitude só possa ter sido causado por um ciberataque”, segundo divulgou o The Telegraph.
Área de lojas em complexo esportivo na Espanha
Energia na mira
Segundo o estudo X-Force 2025 Threat Intelligence, da área de segurança da IBM, o setor de energia é o quarto mais afetado em todo o mundo por ciberataques, respondendo por 10% das investidas de cybercriminosos, atrás apenas dos setores de manufatura, finanças e de serviços profissionais (que inclui áreas como consultoria, gestão, advocacia e tecnologia da informação, entre outros).
IA como ferramenta
De acordo com dados da empresa de segurança Akamai o número de ataques à internet atingiu 311 bilhões em 2024, representando um aumento de 33% em comparação ao ano anterior. A empresa destaca que a rápida adoção de aplicações com inteligência artificial tem ampliado as superfícies de ataque digitais, sendo as APIs os principais alvos, com 150 bilhões de ataques registrados pela empresa entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. A Akamai destaca que os cibercriminosos têm se beneficiado de tecnologias baseadas em IA para automatizar ataques e contornar barreiras de segurança.
Nota da redação: até às 12h do dia 29/04, ainda não havia uma confirmaçção oficial das causas do apagão que afetou partes do sul da Europa. Assim que houver esclarecimentos das autoridades competentes, esta notícia será atualizada.
#apagão#blackout#blecaute#ciberataque#energia
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/2025Tecnologias avançadas estão sendo usadas por criminosos para a realização de invasões cada vez mais personalizadas e eficazes
24/06/2025Advogado diz que parceria da OpenAI com a Mattel é uma potencial ameaça à LGPD, ao controle parental e aos dados das crianças
23/06/2025