A arte feita com IA começa a ganhar um respeito inesperado
Por trás de muita banalidade, alguns artistas que usam a tecnologia estão sendo reconhecidos e já chegam a museus e galerias
15/12/202528/09/2023

Por redação AIoT Brasil
A Amazon Web Services (AWS) é o novo provedor de nuvem primário da Anthropic, a startup norte-americana de inteligência artificial fundada por ex-integrantes da OpenAI, e treinará e implantará seus futuros modelos de fundação (FMs) nos chips AWS Trainium e Inferentia.
O acordo de colaboração estratégica foi anunciado nesta semana e, segundo as duas empresas, tornará os FMs acessíveis a milhões de desenvolvedores, além de fornecer aos clientes da AWS o acesso antecipado a recursos exclusivos de personalização de modelos.
A Amazon anunciou que investirá até US$ 4 bilhões na Anthropic e terá participação minoritária na empresa. Por seu lado, a Anthropic se comprometeu a fornecer aos clientes da AWS o acesso a futuras gerações de seus FMs por meio do Amazon Bedrock. As duas empresas também colaborarão no desenvolvimento de tecnologias Trainium e Inferentia.
Andy Jassy, CEO da Amazon, disse que, no curto e no longo prazo, os FMs da Anthropic ajudarão a melhorar as experiências das empresas: “Todos os clientes estão entusiasmados com o Amazon Bedrock, o novo serviço gerenciado da AWS que permite que os clientes usem vários FMs para construir aplicativos de IA generativa, bem como o AWS Trainium, o chip de treinamento de IA da AWS. Nossa colaboração com a Anthropic deverá ajudar os clientes a obter ainda mais valor dessas duas capacidades”
A Anthropic era cliente da AWS desde 2021, cresceu rapidamente e se tornou uma das principais provedoras mundiais de FMs. Seu modelo de base, o Claude, oferece múltiplas funcionalidades, entre as quais a criação de conteúdo e diálogos sofisticados, raciocínio complexo e instruções detalhadas. Segundo a Amazon, sua janela de contexto de 100 mil tokens pode processar grandes quantidades de informações em setores como aeroespacial, manufatura, agricultura, finanças, jurídico, saúde e bens de consumo.
De acordo com Dario Amodei, CEO da Anthropic, a empresa pretende usar os chips Trainium da AWS para desenvolver novos FMs: “Desde que anunciamos nosso apoio ao Amazon Bedrock em abril, o modelo Claude teve uma adoção orgânica significativa dos clientes da AWS. Ao expandir nossa parceria, poderemos desbloquear novas possibilidades para organizações de todos os portes”, afirmou.
#IA generativa#inteligência artificial#modelos de fundação#open AI

Por trás de muita banalidade, alguns artistas que usam a tecnologia estão sendo reconhecidos e já chegam a museus e galerias
15/12/2025
A Salesforce prevê que os chatbots deverão impulsionar mais de 20% dos pedidos de fim de ano em todo o mundo
11/12/2025
Jornal norte-americano acusa o chatbot de IA de distribuir e exibir milhares de textos sem permissão e quer ser indenizado
10/12/2025