Imogen Heap e Jen lançam modelo de IA que ajuda a compor
A cantora e compositora britânica se associou à plataforma de IA ética para criar o AI Style Filter, que emula o estilo de um músico
14/11/202412/11/2024
Por Ricardo Marques da Silva, de Lisboa, Portugal
A tecnologia é capaz de democratizar oportunidades, especialmente para as pequenas e médias empresas (PMEs), que com ferramentas de inteligência artificial podem romper fronteiras e fazer negócios com parceiros globais. Quem disse isso foi Kuo Zhang, presidente do grupo chinês de e-commerce Alibaba, em palestra proferida nesta terça-feira, 12, no Web Summit Lisboa, quando anunciou o lançamento de novas ferramentas de IA, com destaque para a plataforma Accio.
”A IA provou ser muito bem-sucedida do lado do vendedor. E agora acreditamos que há um enorme potencial para otimizar todo o processo de sourcing. Por quê? Porque o comércio global é um processo muito complexo e tem muitas partes móveis. São necessárias 28 etapas desde a busca por produtos até a comparação final das transações”, destacou Zhang, para afirmar que a IA é a solução perfeita para superar esses desafios.
Ele lembrou que a projeção das Nações Unidas para o comércio global em 2024 deve exceder US$ 30 trilhões, o que significa que há um grande mercado a ser explorado, inclusive pelas PMEs. “A maneira tradicional de fazer comércio global é contratar agências ou especialistas com experiência. Parece simples, mas a desvantagem é que as conexões e os recursos das pequenas e médias empresas são limitados, e nem todas podem pagar por isso. Na era da internet, as soluções digitais quebram as barreiras do mundo físico, e mais PMEs podem integrar a rede ilimitada da cadeia de suprimentos global”.
Para isso, segundo Zhang, as PMEs precisam gastar mais tempo para verificar, comparar e tomar decisões, com a ajuda das ferramentas de IA: “O mecanismo de busca tradicional se concentra em fornecer milhões de resultados de pesquisa em questão de milissegundos, mas os usuários ainda precisam gastar tempo para selecioná-los. O aplicativo de IA se concentra em ajudar você a tomar decisões comerciais sólidas e fazer as coisas com cuidado. É o equilíbrio entre tempo e precisão. Por isso, democratizar a IA aumentará a eficiência e gerará mais valor. Como resultado, haverá uma redistribuição de valor para mais PMEs. Tudo isso não é mais uma hipótese. É uma realidade”.
Nesse sentido, Zhang anunciou as mais recentes “invenções” da Alibaba: um mecanismo de busca B2B com tecnologia de IA, um wiki B2B também com IA e uma plataforma de comércio eletrônico de ponta a ponta. “Os três juntos criam o primeiro mecanismo de sourcing B2B com tecnologia de IA do mundo, com o objetivo de transformar o mercado de comércio global”, afirmou.
A combinação dessas inovações resulta no Accio, um novo motor de busca impulsionado por IA generativa, que utiliza tecnologia semelhante à do ChatGPT para aumentar as vendas no e-commerce. A versão inicial é baseada na web e opera em português, inglês, alemão, francês e espanhol e, com apenas alguns comandos de texto ou imagem, busca produtos no atacado, com análises de popularidade e lucro projetado.
“A página do Accio em estilo wiki oferece um resumo de IA que integra e reconstrói conhecimento verificado de várias fontes. Isso garante que a empresa receba informações precisas, abrangentes e orientadas para decisões sobre o produto. A plataforma gera centenas de ideias criativas adaptadas às necessidades da empresa. Ao usar linguagem natural, você pode personalizar facilmente seu plano de ação com base em suas preferências específicas”, explicou Zhang.
Ele disse que, hoje, sua empresa conecta mais de 50 milhões de compradores e fornecedores de PMEs em mais de 200 países, especialmente em regiões em desenvolvimento, o que garante que até mesmo os empreendimentos menores tenham acesso ao mercado global. “Haverá mais por vir. Este é apenas o começo, e com o Accio estamos dando um salto gigante em direção ao futuro. Não estamos apenas construindo uma ferramenta. Estamos construindo uma plataforma para que a próxima geração de empreendedores transforme ideias de negócios em produtos reais”, completou o presidente da Alibaba.
#Alibaba#comércio global#empreendedores#ferramentas B2B#plataforma Accio#soluções digitais#Web Summit
A cantora e compositora britânica se associou à plataforma de IA ética para criar o AI Style Filter, que emula o estilo de um músico
14/11/2024Fundador e CEO do Terminus Group diz que a transição para a IA geral será um marco na evolução da tecnologia e do conhecimento
14/11/2024Diretora do AI Now Institute diz que o custo excessivo da tecnologia e a dependência dos governos devem levar as empresas a rever suas estratégias
14/11/2024