TCL lidera ranking mundial de TVs com sistema operacional do Google
Empresa também é a número 1 quando o assunto é vendas de TVs ultragrandes (85 polegadas ou mais) e no setor de televisores com tecnologia Mini LED
01/04/202530/10/2020
Por Daniel dos Santos, editor do AIoT Brasil
Que tal ver suas séries preferidas da Netflix, vídeos do YouTube, ouvir músicas do Spotify e ter acesso a vários outros conteúdos online na TV, mesmo sem ter uma smart TV? E controlar esses programas com a voz? Pois tudo isso é possível com o equipamento Fire TV Stick Lite (R$ 349 reais), lançado recentemente no Brasil pela Amazon e que o AIoT Brasil teve a oportunidade de testar.
O produto combina a Alexa, interface comandada por voz já presente em outros produtos da linha Echo, com um dispositivo compacto que lembra um pendrive e um controle remoto. Nesse aspecto ele se mostra uma boa solução também para quem vai viajar e quer levar consigo seus conteúdos preferidos, já que o produto é muito fácil de transportar. O equipamento traz processador quad-core de 1,7 GHz e permite streaming com 1080p a 60 fps, com compatibilidade HDR.
A instalação é bem simples: basta conectar o cabo USB à porta Micro-USB do Fire TV Stick Lite, o equipamento a uma porta HDMI da televisão e depois à tomada. Surge na tela o menu de opções e o dispositivo é pareado com o controle remoto. Depois de feitas as configurações de conta para baixar aplicativos e instalá-los, dá para escolher no menu os programas que você deseja e utilizar a voz para controlá-los.
Mas, ao contrário do que acontece, por exemplo, com o Echo Dot (tenho um no meu escritório há alguns meses), no qual basta falar Alexa e dar o comando para que as coisas aconteçam, é preciso apertar um botão no controle primeiro para que a Alexa te escute. Aí é só falar, por exemplo, “Abra La casa de papel, na Netflix” para que o equipamento entenda o comando e procure pela popular série espanhola.
Quer pular a introdução da série? Diga “Alexa, avance 30 segundos”. Também é possível escolher conteúdo por tema (suspense, por exemplo), pedir para tocar uma playlist de rock ou mesmo selecionar um lembrete para tirar o almoço do forno em 20 minutos (na hora certa ela interrompe a programação e te avisa).
E o equipamento também funciona como um console de games, permitindo ao jogador brincar com games como Asphalt 8, Tetris e Office Runner, boa parte deles gratuitos. Claro que o controle do aparelho é mais limitado que um joystick. E tem até um aplicativo para jogar o Show do Milhão, do SBT, com direito à voz de Silvio Santos.
De maneira geral, o reconhecimento de voz funciona bem, mas nos testes que fizemos em alguns momentos o dispositivo mostrou dificuldade em entender o que havia sido dito. Ao pedir para abrir o game Office Runner 3D, por exemplo, o equipamento não entendeu o que foi dito e simplesmente não fez nada. Já ao pedir que ele abrisse Asphalt 8 – Jogo de Corrida, ele respondeu “não sei como ajudar com este caso”.
Fire TV Stick Lite com Alexa
Preço: R$ 349
Pontos positivos: fácil de instalar e de transportar; permite controle com a voz
Pontos negativos: às vezes não entende os comandos
Empresa também é a número 1 quando o assunto é vendas de TVs ultragrandes (85 polegadas ou mais) e no setor de televisores com tecnologia Mini LED
01/04/2025Após o lançamento da família Scuba X Series – que já conta com o Scuba X1 e o Scuba X1 Pro, divulgados recentemente na IFA 2024 –, a Aiper apresentou o modelo Scuba X1 Pro Max (foto) na última CES
15/01/2025Gigante chinesa revelou a meta de se tornar a marca número 1 em eletrônicos de consumo e apresentou sua nova linha de produtos com IA avançada
09/01/2025