CEO do Google diz que avanço da IA começa a desacelerar
Sundar Pichai prevê que, depois do impacto de modelos com o ChatGPT, levará tempo para que outra novidade choque tanto o setor
17/12/202412/12/2024
Por Ricardo Marques da Silva
A OpenAI confirmou uma informação que já circulava nos bastidores: quem quiser usar o ChatGPT Pro terá de fazer uma assinatura que custa US$ 200 ao mês, um valor dez vezes maior do que os US$ 20 cobrados dos usuários da versão Plus. Um dos diferenciais da nova versão é a ferramenta de raciocínio OpenAI o1, também chamada de Strawberry, um grande modelo de linguagem treinado com aprendizado por reforço para executar raciocínios complexos.
De acordo com a empresa, o modelo o1 “pensa antes de responder”, graças à capacidade de produzir uma longa cadeia interna de raciocínio. Em uma coletiva de imprensa, Jason Wei, membro da equipe técnica da OpenAI, disse que o público-alvo do ChatGPT Pro deverá ser formado por usuários avançados do ChatGPT que já estão levando os modelos aos limites de suas capacidades em tarefas como matemática, programação e escrita.
De acordo com o portal de tecnologia norte-americano Tech Crunch, diferentemente da maioria da IA, o o1 e outros modelos de raciocínio tentam verificar e melhorar seu próprio trabalho em tempo real. Essa habilidade ajuda a evitar armadilhas que atrapalham os modelos, embora o tempo para chegar à solução seja mais longo.
O modelo o1 raciocina por meio de tarefas, planejando com antecedência e realizando uma série de ações que o ajudam o modelo a extrair respostas. Além disso, consegue raciocinar com base em uploads de imagens, o que não era possível anteriormente, e foi treinado para ser mais conciso em seu pensamento e melhorar o tempo de resposta. O o1 deverá estar disponível em breve na API da OpenAI, com novos recursos.
A Bloomberg Línea observou que a cobrança da mensalidade de US$ 200 mostra que a OpenAI busca aumentar a monetização dos serviços do ChatGPT. “Como outras empresas de IA, a OpenAI vem trabalhando para convencer os clientes e empresas a pagar por seu software e ajudar a compensar os altos custos de construção de modelos de IA de ponta”, disse a plataforma de criação de conteúdo digital.
#ChatGPT#ChatGPT Pro#grande modelo de linguagem#OpenAI o1#raciocínios complexos
Sundar Pichai prevê que, depois do impacto de modelos com o ChatGPT, levará tempo para que outra novidade choque tanto o setor
17/12/2024Pela primeira vez a tecnologia foi aplicada amplamente no tradicional comercial de TV da marca e nas mídias sociais
16/12/2024Disponível para desenvolvedores e parceiros, a nova versão oferece geração nativa de imagens e áudio, entre outras funcionalidades
13/12/2024