AiotAiot


Academia de Ciências reúne especialistas para debater os impactos da IA

Evento gratuito, que acontece entre 7 e 9 de maio, no Museu do Amanhã, terá a presença de líderes internacionais do Google e da Microsoft, entre outros

03/05/2024

Academia de Ciências reúne especialistas para debater os impactos da IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil 

Com o objetivo de discutir os impactos da inteligência artificial (IA) e como garantir que ela seja usada de maneira ética, a  Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizará a Reunião Magna 2024, evento que acontecerá entre 7 e 9 de maio no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Segundo os organizadores, o evento levará ao público os diferentes olhares da comunidade científica sobre a influência dessa tecnologia em áreas como ciência, educação e saúde.

O tema do evento será “Inteligência Artificial e as Ciências: Oportunidades e Riscos”, e  terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais. A primeira conferência magna vai ser na terça-feira (7), às 11h30, com Vinton G. Cerf, um dos arquitetos da Internet moderna, vice-presidente do Google e um dos responsáveis por identificar novas tecnologias e aplicativos para a empresa. A conferência de Cerf será sobre inteligência artificial e ciências.

Ranveer Chandra, diretor de tecnologia para agricultura alimentar da Microsoft, mostrará ao público, na quinta-feira (9), às 11h30, como a inteligência artificial pode ser usada na agricultura sustentável. O evento contará também com a conferência do físico Matthias Scheffler, diretor emérito do Fritz Haber Institute, parte da Max Planck Society. Scheffler defende que toda a informação tenha um conjunto de características que facilitem a análise de dados e o uso delas pelas IAs.

Já o sociólogo Nick Couldry, professor da London School Of Economics, mostrou, em um dos seus trabalhos recentes, como as informações fornecidas para empresas ao se usar serviços online são usadas para lucrar. Em sua conferência, ele irá abordar a IA na perspectiva do chamado colonialismo de dados, conceito que aborda a apropriação de dados na era digital.

Também estão confirmadas as participações de Margaret Martonosi, professora de ciência da computação da Universidade de Princeton, que vai abordar oportunidades e riscos da IA, e da antropóloga Karen Strier, professora da Universidade De Wisconsin-Madison e membro correspondente da ABC, que falará sobre inteligência artificial e o futuro dos primatas. A programação completa pode ser vista aqui.

“Ao mesmo tempo em que temos conferências importantes de cientistas dos EUA e Europa, temos vários pesquisadores e pesquisadoras brasileiras discutindo o papel da IA no contexto brasileiro e como poderíamos avançar nessa área. Vamos cobrir temas críticos e fundamentais para o avanço da economia e da qualidade de vida no país, e também discutir temas de pesquisa de ponta do exterior”, explica o professor emérito da UFMG Virgílio Almeida, membro titular da ABC e um dos coordenadores da Reunião Magna deste ano.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas