AiotAiot


ABB investe em startup de IA e machine learning

Aporte de capital na UptimeAI se destina a alavancar soluções de manutenção industrial nas áreas de cimento, metais e saneamento

17/03/2025

ABB investe em startup de IA e machine learning
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Sem revelar os valores, a empresa suíça de eletrificação e automação ABB Motion anunciou um aporte de capital na startup indiana Uptime IA, especializada na aplicação de inteligência artificial e machine learning em soluções de manutenção de ativos industriais pesados. O objetivo do acordo é oferecer ferramentas adicionais para reduzir o tempo de inatividade de equipamentos e a incidência de paradas não programadas, especialmente em instalações de fabricantes de cimento, metais e tubulações de água na Índia.

O investimento foi feito por meio da ABB Ventures, unidade de capital de risco da ABB Motion, que desde 2009 aplicou cerca de US$ 400 milhões em startups de diferentes setores, como robótica, IoT industrial, IA, aprendizado de máquina, transição energética, segurança cibernética, sustentabilidade, mobilidade elétrica, edifícios inteligentes e distribuição de energia. “Com esse arranjo, a ABB Motion une forças com a Uptime IA para prover a seus clientes soluções capazes de oferecer insights profundos sobre desempenho, custos, previsão de falhas e manutenção preditiva de diferentes tipos de sistemas industriais”, disse a empresa, em comunicado.

A UptimeAI é uma empresa de software de IA que atua na Índia, no Oriente Médio e na América do Norte e oferece a plataforma AI Expert OEx, que, entre outras funcionalidades, capacita engenheiros a resolver problemas operacionais mais rapidamente. De acordo com a UptimeAI, a colaboração com a ABB vai alavancar o aprendizado de máquina e sistemas especialistas para orientar os clientes.

“Com mais de 1 mil modos de falha cobertos por algoritmos avançados de IA e machine learning, a parceria está pronta para oferecer confiabilidade e eficiência excepcionais, proporcionando serviços de gerenciamento de desempenho de ativos de última geração impulsionados por manutenção preditiva de IA/ML e experiência comprovada no setor”, informou a startup em seu site oficial.

TAGS

#aprendizado de máquina#Machine Learning#manutenção industrial

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas