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A supply chain do futuro

A combinação de IA com wearables para criação de uma "Inteligência Aumentada" permite às empresas liberar todo o potencial de suas cadeias de suprimentos

22/11/2022

A supply chain do futuro
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Por Dr Hendrik Witt*

A pandemia, bem como os desafios geopolíticos, provocaram um aumento na digitalização entre setores e a manufatura não é exceção, uma vez que a eficiência na fabricação de produtos por meio de tecnologias de ponta e mão-de-obra especializada é agora mais que uma prioridade: é uma das mais importantes ferramentas (e estratégias) da transformação digital nas empresas para atendimento às demandas de fornecimento. Mas há desafios.

Relatório Anual de Manufatura 2020 da PwC, empresa presente em 158 territórios com um contingente de mais de 236 mil profissionais dedicados à prestação de serviços em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária e consultoria de negócios e assessoria em transações, já assinalava há dois anos que a indústria britânica, por exemplo, vem enfrentando a maior escassez de trabalhadores desde 1989. No Brasil, a situação não é diferente, como também já reportava a Sondagem 2020 da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Segundo dados do relatório, apesar do desemprego elevado, a falta de trabalhadores qualificados vem afetando boa parte da indústria no Brasil, com reflexos negativos sobre a produtividade das empresas e a qualidade dos produtos.

Dentro desse cenário, a digitalização das cadeias de suprimentos vem sendo amplamente discutida por especialistas como o caminho para vencer as adversidades dos momentos de crise, adequando e modernizando as empresas para as exigências de uma nova realidade. Ainda assim, as oportunidades para digitalizar a supply chain estão apenas começando.

Encarando as questões de frente 

Embora a indústria em nível global sinta os efeitos da escassez de mão-de-obra, há também outras pendências a resolver. E para isso, os fabricantes devem primeiro reconhecer o potencial que a digitalização pode oferecer para os seus negócios. Em 2021, um estudo do renomado instituto de pesquisa Handelsblatt e da TeamViewer, provedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho, constatou que apenas 33% das empresas de logistica na Europa tinham um plano de transformação digital em vigor. Ainda mais surpreendente foi a descoberta de outra pesquisa da TeamViewer, desta vez realizada em 2022: apenas 45% dos trabalhadores de manufatura e logística acreditam que tecnologias de comunicação digital e softwares de colaboração se tornarão relevantes para os setores da indústria em que atuam.

E esse, a meu ver, é um dado alarmante, porque as empresas precisam entender que investir na digitalização da supply chain é a única forma de torná-la mais resistente e ágil a fim de preparar seus negócios para uma economia global altamente dinâmica e em constante evolução. Os trabalhadores da linha de frente podem, e devem, ser assistidos com tecnologias digitais para ajudar no atendimento às demandas de fornecimento. Sem a implantação das soluções certas, as empresas correm o risco de serem deixadas para trás por não atuarem com toda a plenitude de seu potencial digital. Então, o que mais pode ser feito para digitalizar a linha de frente?

Trabalhando de forma inteligente com smart glasses

Os profissionais de manufatura e logística podem trabalhar de um jeito muito mais produtivo e inteligente, e com alta performance, usando smart glasses no chão de fábrica. Com a tecnologia de Realidade Aumentada (RA), que dá aos usuários o poder de interagir com o mundo real por meio de conteúdos digitais adicionados, os óculos inteligentes projetam instruções diretamente no campo de visão dos trabalhadores, ajudando-os no cumprimento de suas funções com eficiência e segurança. Os smart glasses também permitem que o trabalhador tenha as mãos livres para atuar fisicamente seguindo as instruções e etapas da documentação automatizada, aumentando a produtividade.

Os óculos inteligentes podem também, por exemplo, ser de grande valia para a indústria alimentícia, usando Inteligência Artificial (IA) para validar a qualidade dos produtos através do reconhecimento de imagem. Para isso, o software executado em smart glasses compara os itens produzidos, permitindo visualizar virtualmente o estado real e o estado-alvo dos produtos, aumentando a precisão e o resultado para o cliente.

Uma aplicação importante desse tipo de wearable na indústria de alimentos é também o apoio à manutenção dos padrões de saúde e segurança, já que torna possível verificar se os funcionários estão usando luvas e outros itens obrigatórios de higiene, melhorando a segurança dos alimentos e do local de trabalho.

Os smart glasses aprimoram o desempenho dos trabalhadores da linha de frente, aumentando a capacidade, a eficiência e a precisão para atender às demandas da cadeia de fornecimento da empresa.

Inteligência Artificial: segurança, eficiência e retenção de pessoal 

A tecnologia de IA foi projetada para melhorar o dia a dia dos trabalhadores da linha de frente, a rotina de tarefas regulares e a precisão e a ergonomia das equipes de fabricação e logística.

Outros benefícios da implantação da IA incluem automação, controle e manutenção de precisão e qualidade, verificação e confirmação de etapas e processos de trabalho e até mesmo a inclusão de alertas automáticos sobre riscos no ambiente laboral, como, por exemplo, atividades de deslocamento e carregamento de materiais em áreas específicas de galpões e depósitos.

A incorporação do uso da IA na linha de frente aprimora a eficiência dos negócios, aumenta a satisfação dos trabalhadores e mantém os padrões de saúde e segurança — fatores que certamente ajudarão na retenção de pessoal em setores nos quais manter trabalhadores qualificados é um desafio constante.

Inteligência aumentada 

A combinação da tecnologia de Inteligência Artificial com wearables para criação de uma ‘Inteligência Aumentada’ dá às empresas a possibilidade de liberar todo o potencial de suas cadeias de suprimentos e de seus trabalhadores da linha de frente. Acredite, essa Inteligência Aumentada mudará o rumo dos negócios como os conhecemos agora. Com a Indústria 4.0 impulsionando o futuro, em breve as companhias poderão usufruir dessa poderosa união de capacidades em vários cenários. Mas fica o alerta. Para alcançar esse nível de inovação e excelência, as empresas precisam garantir estar sempre à frente, investindo na transformação digital e acompanhando de perto a evolução dessas novas tecnologias para proteger sua futura linha de produção, mitigar a escassez de mão-de-obra e levar a indústria a uma nova era de digitalização.

* Hendrik Witt é diretor de produto da TeamViewer

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#IA#inteligência artificial#supply chain#TeamViewer#wearables

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