AiotAiot


95% das falhas de segurança são geradas por erro humano

Inteligência artificial permite que as empresas combatam esse problema de forma mais eficaz, aliviando o trabalho pesado das equipes de TI

18/11/2022

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, quase 95% dos problemas de cibersegurança são motivados por falhas dos usuários e não necessariamente dos sistemas. Com o surgimento de ataques cada vez mais sofisticados, que causam grandes danos financeiros, o preparo das organizações e dos seus times de TI são fatores relevantes para garantir uma proteção adequada.

E o trabalho remoto abriu uma porta para ameaças cibernéticas que antes não eram tão perigosas, já que os computadores não saíam das empresas. Essa digitalização contribuiu para o aumento dos riscos cibernéticos em dispositivos pessoais e corporativos.

Mas como combater as brechas criadas pelos usuários? “A inteligência artificial permite que as empresas combatam o erro humano de forma mais eficaz, já que essa tecnologia se torna responsável por colaborar com o trabalho pesado das equipes de TI, envolvidas na análise de informações e de dados”, afirma o gerente de marketing de indústrias na América Latina da empresa de soluções para segurança Akamai, Helder Ferrão.

Segundo o executivo, treinar os colaboradores pode ajudar a reduzir a probabilidade de erro humano, mas resolver falhas tecnológicas é mais eficaz, e podemos fazer isso com o uso de inteligência artificial.

“Por exemplo, se um e-mail de phishing (golpe virtual que ilude as vítimas com e-mails fraudulentos) for bloqueado antes de chegar na caixa de entrada de um usuário, isso ajudaria a mitigar o número de pessoas caindo em um golpe”, explica.

Ferrão destaca que as soluções de IA podem aprender, adaptar-se e reagir dinamicamente às necessidades de cibersegurança de uma organização, proporcionando às equipes de TI mais tempo para lidar com problemas importantes, que exigem criatividade e expertise.

Vale destacar que o volume de dados e informações que as equipes de segurança precisam analisar estão cada vez maiores, o que torna quase impossível para as equipes de TI cobrir toda a superfície de sistemas sem o uso de IA e outras tecnologias.

“Sistemas que operam com o uso de inteligência artificial podem ajudar o time de TI, facilitando a detecção de padrões e ações estranhas dentro dos sistemas, evitando possíveis prejuízos para as empresas”, completa o executivo da Akamai.

TAGS

#Akamai#IA#inteligência artificial#phishing#segurança#segurança da informação

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas