AiotAiot


Plataforma de IA cria vídeo a partir de uma única foto

Ferramenta Creative Reality Studio foi apresentada pela empresa israelense D-ID para ser usada em treinamentos e ensino à distância

23/09/2022

Plataforma de IA cria vídeo a partir de uma única foto
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Basta fazer o upload da foto do rosto de uma pessoa e adicionar um texto para que seja criado um vídeo em que o “apresentador” escolhido leia as palavras que o usuário adicionou. A “mágica” fica por conta do Creative Reality Studio, uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela empresa israelense D-ID e dirigida, formalmente, a áreas como treinamento profissional, educação à distância, comunicação empresarial, marketing e vendas, mas que já chama atenção por outros motivos.

É possível utilizar imagens de pessoas reais, como a do próprio usuário, ou de um dos apresentadores criados pelo site, e o assinante que paga consegue ter acesso a um padrão premium de apresentação, com expressões faciais e movimentos das mãos mais realistas. Depois de selecionar a imagem, o vídeo se completa com um texto digitado ou um áudio da fala de alguém. O usuário pode então escolher o idioma, entre os 119 oferecidos na plataforma, e o estilo de voz – alegre, triste, animado ou amigável. O vídeo abaixo mostra como a tecnologia funciona.

Em entrevista ao portal norte-americano TechCrunch, Gil Perry, CEO da D-ID, disse que a pandemia de covid-19 acelerou a necessidade de conteúdo digital em todo o mundo. “Um dos grandes problemas das organizações é a criação de conteúdo educacional. Ler documentos e passar por apresentações pode ser árido e chato. Além disso, as empresas precisam gastar muito dinheiro para contratar atores e produzir vídeos educativos. Portanto, estamos usando nossa IA para criar apresentadores e tutores para encenar humanos e tornar o conteúdo mais envolvente e eficaz”, explicou.

Não deixe de ler também:
Site brasileiro usa IA e ChatGPT para brigar com OnlyFans
ChatGPT: armas com IA podem se voltar contra os humanos
Google cria rival para o ChatGPT

Em agosto, a D-ID abriu um estúdio de testes para corrigir falhas antes do lançamento público e se mostrou preocupada com a possibilidade de uso indevido da plataforma, principalmente como ferramenta de vídeos deepfake. Na tentativa de evitar esse problema, a empresa instalou barreiras como um filtro de palavrões e comentários racistas e um sistema de reconhecimento de imagens, a fim de bloquear o uso de pessoas famosas.

Além disso, o Creative Reality Studio utiliza o sistema de moderação de texto do Microsoft Azure para eliminar comentários sexuais e linguagem ofensiva nos roteiros de vídeo. Os termos de uso da plataforma também proíbem os usuários de criar vídeos políticos e, em caso de violação dessas regras, a conta pode ser suspensa.

TAGS

#ensino à distância#IA#inteligência artificial#treinamento

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas