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IBM anuncia centro de excelência para IA generativa

A área de consultoria da empresa interagiu com mais de 100 clientes em todo o mundo só este ano, utilizando a nova tecnologia em conjunto com estratégias de aprendizado de máquina

15/06/2023

IBM anuncia centro de excelência para IA generativa
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Por Daniel dos Santos, editor do AIoT Brasil

A IBM Consulting anunciou a criação de um Centro de Excelência (CoE) para IA generativa para ajudar a acelerar as transformações de negócios das empresas. A ideia é impulsionar o uso do recém-lançado IBM watsonx, assim como a tecnologia do ecossistema de parceiros da IBM. “A IA generativa vai revolucionar nossas vidas e os negócios”, afirmou Marcela Vairo, diretora de automação, dados e IA da IBM Brasil, em entrevista ao AIoT Brasil.

Vale dizer que o CoE  não é um espaço físico ou virtual, mas sim um grupo composto por mais de mil consultores com experiência especializada em IA generativa que apoiam clientes para acelerar suas transformações de negócios.

Segundo a empresa, o CoE está inserido na prática global existente de IA e automatização, que inclui 21 mil consultores de dados e IA, que realizaram mais de 40 mil interações com clientes,  para impulsionar a produtividade nas operações de TI e nos principais processos comerciais.

Esses consultores já estão trabalhando para ajudar os clientes, trazendo a eles toda a oferta em IA generativa, incluindo modelos fundacionais e mais de 50 aceleradores clássicos de aprendizado de máquina específicos do setor, projetados para ajudá-los a aumentar a produtividade e impulsionar a inovação.

Os consultores os ajudam de várias maneiras diferentes, incluindo questões e preocupações sobre casos de uso para começar a utilizar a tecnologia e quais modelos usar, bem como mitigar o viés, gerenciar a segurança dos dados e levar em consideração a precisão e o risco.

Somente em 2023, IBM Consulting interagiu com mais de 100 clientes em todo o mundo, utilizando a IA generativa em conjunto com estratégias de IA de aprendizado de máquina. Um exemplo inclui a entrega de comentários esportivos falados – gerados por IA – para milhões de fãs do Masters de Golfe.

Segundo a empresa, no trabalho inicial, a IBM Consulting observou que alguns clientes experimentaram uma aceleração de até 70% no tempo de criação de valor com modelos fundamentais em comparação com abordagens tradicionais de IA.

A IA generativa progrediu rapidamente para além da experimentação; as empresas estão adotando-a para melhorar o atendimento ao cliente, aproveitar novas oportunidade de mercado e mais funcionalidades.

Um estudo global recente do IBM Institute for Business Value constatou que as organizações estão utilizando AI generativa em finanças (34%), recursos humanos (41%), cadeia de suprimentos (45%), marketing e vendas (40%), atendimento ao cliente (57%) e serviços de TI e tecnologia (63%).

“A IA generativa pode ajudar as organizações a transformar seus processos de missão crítica para gerar um valor comercial, sob uma abordagem eticamente responsável”, explica Marco Kalil, líder de IBM Consulting no Brasil. “Nossa experiência nos mostra que, para aumentar a IA dentro das organizações, é necessário uma estratégia de múltiplos modelos e uma abordagem baseada em princípios centrados no ser humano.”

A empresa uma abordagem aberta e colaborativa para planejar, construir, implementar e operar soluções de IA generativas que abrangem vários modelos em várias nuvens do setor. Uma abordagem de ecossistema aberto ajuda os clientes a definir os modelos certos e a arquitetura certa para oferecer os melhores resultados.

A IBM Consulting também trabalha em colaboração com um ecossistema diversificado de parceiros de IA, incluindo Adobe, Amazon Web Services (AWS), Microsoft, Salesforce, SAP, tecnologias de código aberto e muito mais, para ajudar a garantir que os clientes se beneficiem da solução de tecnologia que melhor atenda às suas necessidades.

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#IA#IA generativa#IBM#IBM Consulting#inteligência artificial corporativa

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