Inteligência artificial do Google chega aos carros e TVs
Gemini vai oferecer respostas em linguagem natural e sugestões de conteúdo por comando de voz; TCL será a primeira a incorporar esse recurso em seus televisores
16/05/202525/05/2023
Por redação AIoT Brasil
Mesmo que não atuem especificamente na área de tecnologia, as empresas agora poderão criar e utilizar modelos de inteligência artificial generativa com seus dados proprietários e com seu próprio servidor (on-premises) para oferecer soluções seguras e rápidas em serviços como atendimento ao cliente, pesquisas corporativas e inteligência de mercado. Isso é o que pretende o projeto Helix, recém-lançado pela Dell Technologies e pela Nvidia, em uma iniciativa conjunta.
Em um comunicado à imprensa, as duas companhias de tecnologia explicaram que o projeto simplifica a implementação de IA generativa empresarial por meio de uma combinação de hardware e software otimizados disponibilizados pela Dell. “O Helix suportará todo o ciclo de vida de IA generativa, desde o provisionamento de infraestrutura, modelagem, treinamento, ajuste fino, desenvolvimento e aplicações até a implementação de inferência e simplificação de resultados”, acrescentaram.
Jeff Clarke, vice-presidente da Dell Technologies, disse que a intenção é oferecer às empresas modelos de IA específicos para obter valores com mais rapidez e segurança a partir das imensas quantidades de dados subutilizados: “Com infraestrutura altamente escalável e eficiente, as empresas podem criar uma nova onda de soluções de IA generativas capazes de reinventar seus setores”.
Para Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, trata-se de “um momento histórico”, em que avanços incríveis em IA generativa estão se cruzando com a demanda empresarial de fazer mais com menos: “Com a Dell Technologies, projetamos uma infraestrutura extremamente escalável e eficiente que permite que as empresas transformem seus negócios usando com segurança seus próprios dados para criar e operar aplicações de IA generativa”.
O sistema utiliza servidores como o PowerEdge XE9680 e o PowerEdge R760xa, otimizados para oferecer desempenho para treinamento de IA generativa e inferência de IA. A combinação de servidores Dell com GPUs Nvidia H100 Tensor Core e Networking formam o backbone da infraestrutura para essas cargas de trabalho. Os clientes podem emparelhar essa infraestrutura com armazenamento de dados não estruturados, incluindo Dell PowerScale e Dell ECS Enterprise Object Storage.
Os designs validados pela Dell baseados na iniciativa Project Helix estarão disponíveis por meio dos canais tradicionais a partir de julho de 2023.
#Helix#IA generativa#inteligência artificial generativa#inteligencia de mercado
Gemini vai oferecer respostas em linguagem natural e sugestões de conteúdo por comando de voz; TCL será a primeira a incorporar esse recurso em seus televisores
16/05/2025Lançado em julho de 2024, o PBIA tem investimento previsto de R$ 23 bilhões durante quatro anos e metas ambiciosas
15/05/2025Governo anunciou a introdução do curso no currículo de todos os níveis até o ensino médio para mostrar as aplicações no dia a dia
13/05/2025