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30/10/202412/11/2021
Por Daniel dos Santos, editor do AIoT Brasil
Este final de semana acontece o GP de São Paulo de Fórmula 1. Em clima de corrida, conversamos com Michael O’Connell, diretor de analytics da Tibco (uma das líderes globais em software para analytics), que nos contou como a equipe Mercedes, que tem entre seus pilotos o supercampeão Lewis Hamilton, captura e analisa o grande volume de dados que é gerado em cada etapa da temporada. São nada menos que 50 mil data points coletados por meio de 300 sensores. Em apenas uma corrida é produzido um volume de 45 TB de dados.
Em entrevista exclusiva ao AIoT Brasil, o executivo fala sobre a parceria da companhia com a Mercedes, que começou em 2017, sobre as ferramentas que a escuderia utiliza para capturar esses dados, como a equipe utiliza essas informações para torná-la mais competitiva e arrisca o seu palpite para o GP do Brasil de F1. Confira.
AIoT Brasil: Como a Tibco utiliza a inteligência artificial em suas soluções?
Michael O’Connell, diretor de analytics da Tibco: A Tibco utiliza a IA para permitir que nossos cliente tenham melhores decisões preditivas e para impulsionar a produtividade. Com gerenciamento de dados orientado por IA e análise visual, a Tibco Spotfire permite que cada área dentro de uma organização descubra e forneça insights valiosos para a tomada de decisões de negócios com base em melhores informações.
AIoT Brasil: Quantos clientes utilizam as soluções da Tibco em todo o mundo? E quantos no Brasil?
Michael O’Connell: Milhares de clientes em dezenas de indústrias em todo o mundo são movidos pela Tibco. A empresa está no Brasil há mais de 20 anos, atendendo grandes empresas como Petrobras, B3 e Banco do Brasil, entre outras que buscam ampliar o potencial dos dados em tempo real, para tomar decisões mais rápidas e inteligentes.
AIoT Brasil: Há quanto tempo a Tibco oferece suas soluções para a equipe Mercedes na Formula 1? Quais soluções a Mercedes utiliza?
Michael O’Connell: Desde o início da temporada 2017. A equipe Mercedes usa as soluções Tibco Spotfire, Tibco Data Science e Tibco Streaming para analisar dados, posteriormente ou em tempo real. Por exemplo, a Mercedes usa o software Tibco em simulações pré-evento, o que é crucial para a configuração do carro e aestratégia de corrida. Além disso, a fim de atender ao novo limite de orçamento implementado pela FIA, a Mercedes colaborou com a Tibco para construir uma Ferramenta de Visualização de Custos (CVT, da sigla em inglês). Com base na mesma análise visual Tibco que otimiza o desempenho na corrida, o CVT dá à equipe um melhor controle sobre os custos durante o ciclo de vida de um carro de corrida.
AIoT Brasil: Como as soluções da Tibco ajudam a Mercedes a conseguir melhores resultados? Descreva, por favor, os resultados que são obtidos e por quais soluções.
Michael O’Connell: Como parceira, a Tibco ajuda a resolver desafios complexos de análise de dados, o que mudou a forma como a equipe trabalha de forma colaborativa. A Tibco ajudou a Mercedes a desenvolver uma operação aberta, construtiva e colaborativa, que surgiu como a chave para seu sucesso contínuo. A configuração otimizada do carro conduzida pela análise de dados Tibco provou ser uma vantagem operacional significativa, resultando em diferenças de desempenho que somam vitória após vitória. Alimentando o domínio da equipe está uma base digital avançada com gerenciamento e análise de dados no centro da estratégia. Essa base, juntamente com uma estratégia meticulosa, uma abordagem holística e única para o trabalho em equipe e uma cultura baseada em dados, proporcionou à equipe uma vantagem competitiva sustentada.
AIoT Brasil: E como esses dados são utilizados pela Mercedes depois das corridas?
Michael O’Connell: A Mercedes usa os dados após a corrida para estudar os momentos-chave da corrida e avaliar como a configuração do carro e a estratégia da corrida se relacionam com o desempenho do carro e os resultados da corrida. A análise desses dados permite que a equipe meça, acumule, evolua e otimize a configuração e as estratégias do carro nas corridas subsequentes.
AIoT Brasil: Como essa experiência na F1 é levada para outros clientes da Tibco fora das pistas?
Michael O’Connell: Como no automobilismo, todas as empresas precisam de ferramentas intuitivas para obter insights visuais que facilitem decisões e ações mais rápidas e embasadas em todos os aspectos de suas operações. A profunda experiência técnica da Tibco em conectar sistemas díspares, unificar dados, prever resultados com análises avançadas e fornecer resultados claros por meio de análise visual intuitiva são cruciais para o desempenho das empresas.
AIoT Brasil: Para terminar, qual seu palpite para o grande prêmio Brasil de F1? Qual piloto será o vencedor?
Michael O’Connell: Esta etapa promete ser mais uma corrida intensa e competitiva. A Red Bull tem um carro rápido e pilotos agressivos. No entanto, Lewis Hamilton é um piloto tão bom que é o meu favorito para vencer em São Paulo. Valtteri Bottas não teve muita sorte na Cidade do México, mas tenho certeza de que está procurando dar o troco. Prevejo uma corrida apertada para a segunda posição, mas com Valtteri conseguindo esse posto. Ou seja, dobradinha da Mercedes!
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