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Por Daniel dos Santos, editor do AIoT Brasil

A Adobe é uma das principais parceiras da ONG Gerando Falcões na área de tecnologia; nesta entrevista, Federico Grosso, gerente-geral da empresa para América Latina, fala sobre a dobradinha tecnologia e solidariedade

AIoT Brasil: Quais ações a Adobe já realizou com ONGs no Brasil?
Federico Grosso: A Adobe já realizou outras ações com a Gerando Falcões, como em 2019, quando levou cursos gratuitos de edição de vídeo com aulas de Adobe Premiere e Adobe After Effects que formaram jovens entre 14 e 24 anos.

Em junho de 2021, a Adobe também organizou uma ação com seus funcionários para arrecadar doações à Direct Relief, organização de ajuda humanitária que atua em 80 países. O valor das doações feitas pelos colaboradores foi dobrado pela Adobe, resultando em um total de R$ 1 milhão.

No Brasil, a instituição trabalha com autoridades de saúde pública. A quantia arrecadada pela Adobe será direcionada ao fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) de profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, especialmente nas regiões e comunidades mais vulneráveis do país.

AIoT Brasil: Como o Adobe Marketo Engage ajuda a Gerando Falcões a conseguir mais doações? Pode citar alguns exemplos práticos do tipo de entrega personalizada que é possível fazer com essa ferramenta?
FG: Um dos desafios da ONG é transformar doadores pontuais em recorrentes, principalmente durante o período de pandemia, em que o volume de doações tem registrado uma queda, principalmente porque a população periférica é a que mais sofre com a crise.

É por meio da tecnologia Adobe Marketo Engage que a Gerando Falcões trabalha para chegar às pessoas de maneira cada vez mais certeira, uma vez que a solução ajuda na orquestração de campanhas de marketing automatizadas, com entregas personalizadas que interagem com o doador no tempo correto, a mensagem certa, no canal certo e com réguas de relacionamento bem estruturadas.

Como exemplo prático da entrega da ferramenta estão as campanhas de e-mail marketing. Com a inteligência artificial (IA), a plataforma mapeia a interação dos doadores com os canais digitais e consegue oferecer uma segmentação mais assertiva para envio de conteúdos personalizados de acordo com o perfil e tipo de doador. Para um doador recorrente, por exemplo, o conteúdo será diferente do enviado a um doador pontual – e o objetivo da Gerando Falcões é torná-lo recorrente.

AIoT Brasil: Você pode detalhar como a inteligência artificial participa desse processo?
FG: A Adobe Marketo Engage tem a inteligência artificial própria da empresa, a Adobe Sensei, que é capaz de mapear e formar um hub de informações sobre a jornada da audiência em todos os canais digitais de uma empresa. A IA é essencial para processar esses dados, além de identificar e segmentar padrões de comportamento dos consumidores. Assim, é possível automatizar as campanhas de marketing, otimizando o tempo e o trabalho operacional da equipe.

AIoT Brasil: Nesse tipo de parceria a ONG paga algo pela ferramenta?
FG: No caso da Gerando Falcões, a organização paga o valor simbólico de US$ 1.

AIoT Brasil: Vocês pretendem levar o Marketo Engage a outras ONGs?
FG: A Adobe está sempre interessada em apoiar iniciativas sociais que incentivam a diversidade no mercado de trabalho, com ações para o desenvolvimento profissional e educacional de mulheres e jovens periféricos. Além de ter ações nesse sentido voltadas aos seus colaboradores, a Adobe procura fazer parcerias relevantes como a realizada com a Gerando Falcões.

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