Carreira em IA: conheça 6 profissões para entrar na área
Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/202419/10/2022
Por Redação AIoT Brasil
Todo recrutador sabe que encontrar bons profissionais de TI é uma tarefa árdua. E, segundo dados do Indeed de agosto deste ano, a posição mais difícil de preencher em tecnologia é Engenheiro de Software Sênior. Neste caso, 50% das vagas de emprego permanecem abertas por 60 dias ou mais na plataforma. Desenvolvedor back-end, Cientista de Dados e DevOps também aparecem na lista, com 43%, 41% e 38% das vagas abertas por 60 dias ou mais, respectivamente.
Com base nessa perspectiva, o primeiro passo antes de entrar nesse mercado é pesquisar quais certificações, habilidades ou cursos são necessários para cada cargo. “Como em qualquer setor, você precisa começar pequeno e chegar a posições mais avançadas. Ao adquirir experiência profissional em cargos de nível básico, você pode eventualmente se qualificar para outras posições de TI”, explica Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil. “Um trabalho de TI de nível básico requer pouca ou nenhuma experiência profissional. Com esses tipos de funções, você obterá a maioria das habilidades e conhecimentos necessários para o trabalho”, diz ele. Confira dicas abaixo para quem quer entrar na área de tecnologia:
Garantir um emprego em TI sem qualquer experiência pode ser um desafio. O aprendizado constante é a chave e obter certificações é muito importante para conseguir um emprego e construir uma carreira de sucesso. Investir em novas qualificações e conhecimentos pode fortalecer o currículo. E para atingir esse objetivo, existem diversos tipos de cursos que oferecem certificações em TI, inclusive online.
A melhor maneira de alcançar empresas e recrutadores é criar e enviar um currículo. O ideal é criar um currículo específico para cada tipo de vaga que o candidato vai se candidatar. Isso permite que a pessoa destaque cursos e projetos relevantes, dependendo do que cada posição exige.
Ao redigir um currículo, também é recomendável usar palavras-chave da descrição da vaga para a qual o candidato está se aplicando.
Apesar de não existir uma fórmula exata, existem algumas estratégias fundamentais e significativas para iniciar uma carreira em TI. Esse campo oferece ótimas oportunidades de longo prazo e crescimento no trabalho e, embora um trabalho em TI exija uma quantidade razoável de habilidades técnicas, também envolve muitas habilidades comportamentais.
Algumas habilidades técnicas são comuns ao setor de TI, como redação técnica, codificação, gerenciamento de mídia social, configuração de rede, implantação de hardware, conhecimento do sistema operacional e gerenciamento de banco de dados. As habilidades comportamentais são igualmente importantes e existem algumas áreas-chave que podem ser aprimoradas, como comunicação, organização, habilidades analíticas, criatividade, gerenciamento de projetos, resolução de problemas e desenvoltura.
Os candidatos ao emprego podem avaliar quais conhecimentos e habilidades já possuem e quais áreas podem aprimorar por meio de treinamento, certificações e experiência prática.
É fundamental ingressar em redes profissionais e grupos de mídia social relacionados ao setor de TI. Participar de eventos de networking e conversar com líderes de grupos sobre como se conectar a este mundo também é algo que trará contatos valiosos que podem ajudar ao longo da carreira.
Além disso, considere pedir recomendações a amigos que já trabalham na área e podem ajudar a encontrar oportunidades em potencial. E, finalmente, usar sites de busca de emprego também ampliará as chances de descobrir oportunidades.
A procura por emprego pode ser desafiadora e um pouco desgastante, mas é importante ter um objetivo em mente e mantê-lo até encontrar a posição certa. Às vezes pode não ser exatamente o que você sonhou, mas cada capítulo da jornada é mais um passo em direção ao grande sonho, por isso é importante ser persistente. Uma boa dica é dedicar um tempo todos os dias para estudar e se candidatar a empregos, mas lembre-se de acompanhar o progresso e pedir feedback.
Mesmo sem experiência, adquirir habilidades fará a diferença na hora de se candidatar a um emprego. “É realmente eficaz criar oportunidades para demonstrar habilidades alinhadas aos objetivos da carreira. Por exemplo, se a pessoa estiver interessada em programação, criar um programa de computador que automatize uma tarefa é uma boa ideia para demonstrar habilidade e engajamento com a indústria”, destaca Calbucci.
Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/2024Estudo da HP identifica baixo nível de satisfação, mas a tecnologia e experiências personalizadas são pontos positivos
02/10/2024Embora abertas a todos, o foco das bolsas é apoiar mulheres e comunidades marginalizadas, promovendo a inclusão no mercado de tecnologia
30/09/2024