AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Em 2020 havia na América Latina 490 empresas de inteligência artificial – mais do dobro das 240 que atuavam um ano atrás –, que empregavam mais de 38 mil pessoas, registraram um faturamento combinado acima de 4,2 bilhões de dólares e receberam investimentos em torno de 2,2 bilhões de dólares. Dessas empresas, 206 estão no Brasil, o que representa 42% do total, seguindo-se o México com 97 e o Chile com 57, de acordo com o estudo “O impacto da inteligência artificial no empreendedorismo”, feito pela consultoria Everis em parceria com a Endeavor e divulgado em fevereiro.

Parece um quadro positivo, mas não quando comparado com outras regiões do mundo, como a Ásia e os Estados Unidos. A América Latina ainda concentra menos de 0,5% do investimento privado global em inteligência artificial, e apenas 0,2% das citações em patentes relacionadas à IA no mundo vêm da região, enquanto a América do Norte concentra 60,4% do total e a área da Ásia Ocidental e Pacífico registra 22,1%.

O relatório da Everis destaca os aspectos positivos do avanço ocorrido na última década, mas lembra que o desenvolvimento de IA ainda se encontra em fase inicial nos países da América Latina. A maioria das empresas ainda não está madura, já que mais da metade (55%) foi fundada entre 2014 e 2017. Em média, essas empresas receberam investimento em torno de 528 mil dólares, um volume baixo para os padrões do mercado global, e grande parte delas ainda utiliza técnicas tradicionais de aprendizado de máquina, em vez de deep learning.

Para esta nova edição do estudo, a Everis e a Endeavor entrevistaram executivos de 136 empresas com sede em países como México, Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Honduras, Panamá, Paraguai e Venezuela, além do Brasil. Em relação às vendas das empresas, segundo a pesquisa, foi atingido um montante de aproximadamente 4,2 bilhões de dólares.

A tendência de aplicação de IA em nível global é de crescimento tanto no setor industrial como em soluções para uso cotidiano e doméstico. Evandro Armelin, diretor de Data e Analytics da Everis Américas, disse que a ampliação do uso de IA no novo cenário global torna essa tecnologia vital para o desenvolvimento de empresas e países, porque viabiliza a automação e a gestão eficiente das operações e do atendimento aos clientes, o que resulta em benefícios econômicos e sociais. “Nesse cenário, pensamos ser fundamental conhecer o ecossistema de IA na região para contribuir para sua constante inovação e crescimento”, disse.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas