BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202422/12/2022
Por redação AIoT Brasil
A Waymo, empresa especializada no desenvolvimento de veículos autônomos que pertence à Alphabet, controladora do Google, começou a oferecer neste mês um serviço de transporte sem motorista que cobre o percurso entre o Aeroporto Internacional Sky Harbor, em Phoenix, e o centro da cidade. De acordo com a companhia, a iniciativa é a única do tipo no mundo, disponível 24 horas por dia, e utiliza vans e automóveis Jaguar i-Pace elétricos equipados com a quinta geração da tecnologia autônoma Waymo Driver.
O serviço funciona de forma semelhante ao que é oferecido pelos aplicativos Uber e Lyft em relação à forma de solicitação e cobra taxas parecidas, com a diferença fundamental de que os veículos são guiados por radar, câmeras e sensores da empresa, “sem motorista humano”. Essa é mais uma etapa de um projeto desenvolvido gradualmente pela Waymo, que no ano passado havia começado a oferecer carona a membros da equipe e em testes com especialistas, inicialmente com um operador de segurança no assento do motorista.
“Tentamos construir um driver inteligente com imensa experiência e priorizando a segurança”, disse Saswat Panigrahi, diretor de produtos da Waymo, em uma coletiva concedida nos Estados Unidos no dia 14 de dezembro. “Pense em um motorista que pode dirigir bem nas partes densas e estreitas de San Francisco e nas estradas de alta velocidade de Phoenix e lidar com o trânsito caótico dos aeroportos. Assim é o nosso serviço”, acrescentou.
A Waymo mantém uma frota de veículos autônomos também no centro de São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, mas apenas para funcionários e convidados, sem autorização para cobrar tarifas. Agora, a empresa anunciou que pretende oferecer em São Francisco o mesmo serviço lançado em Phoenix, para disputar o mercado com sua principal rival, a Cruise, uma subsidiária da General Motors que opera na Califórnia, também sem poder cobrar pelas viagens.
“Nosso avanço em duas das cidades mais importantes do país está sendo acelerado rapidamente. À medida que adicionamos mais veículos e regiões atendidas em São Francisco e Phoenix, trazemos os benefícios de segurança, mobilidade e autonomia 24 horas por dia para mais pessoas em mais lugares”, afirmou Panigrahi.
A novidade foi comemorada pela prefeitura de Phoenix, que mantém uma parceria com a Waymo para a oferta de passeios autônomos em algumas regiões da cidade. “Phoenix lidera no país na demonstração de recursos de tecnologia, ciência e segurança de veículos autônomos que vão impactar o mundo”, disse a prefeita Kate Gallego.
#transporte sem motorista#veículo autônomo#viagens sem motorista
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/2024Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas
10/07/2024Potencial de ameaças envolve desde a extração de dados pessoais do proprietário até a perda de controle do veículo
23/05/2024