5G “puro” da TIM chega a Recife, Fortaleza e Natal
Inicialmente, a rede móvel standalone cobrirá 65 bairros; número de antenas ativas é quase o dobro exigido pela Anatel
06/09/2022
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
Esta semana, a TIM, operadora de cobertura móvel, ativou a rede 5G standalone (também chamada de 5G puro, pelo fato de não utilizar a estrutura do 4G), que opera na frequência de 3,5GHz, em três capitais nordestinas: Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN). Em todo o Nordeste já são cinco capitais com 5G, contando com João Pessoa (PB) e Salvador (BA), ativadas em julho e agosto, respectivamente.
A cobertura inicial chega a 65 territórios nas três novas capitais, com ampliação gradativa das localidades cobertas conforme a demanda varia. O número de antenas deve ser pelo menos o dobro do número mínimo exigido pelas regras de leilão de cada cidade.
Brasília foi a primeira capital a receber o serviço, em julho, seguida de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Palmas (TO). O 5G também será habilitado em outras capitais conforme cronograma definido pela Anatel. Em Brasília, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, a TIM já lançou serviços 5G com cobertura em 100% dos bairros.
“O Nordeste é estratégico para a TIM e temos feito investimentos robustos em infraestrutura e novas tecnologias. Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros”, destaca Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.
Em Fortaleza, o 5G SA da TIM começa abrangendo 31 bairros, como Meireles, Aldeota, Papicu, Damas, Vila União, Jardim América e Itaperi, entre outros. A capital pernambucana será beneficiada inicialmente por 19 distritos e pretende abranger todos os distritos este ano. Em Natal, a rede de 5ª geração chega a 15 dos 36 bairros da capital potiguar.
Nos três estados, a TIM está presente em 100% dos municípios com o 4G, o que representa antecipação da meta nacional de chegar a todas as cidades do país com 4G até 2023. “A ativação do 5G faz parte de uma ampla jornada da companhia, que vem preparando sua infraestrutura de rede para a chegada desta quinta geração com a expansão da cobertura 4G para 100% dos municípios nordestinos”, disse Bruno Talento.