AIoT Brasil

Fechar

Por redação AIoT Brasil

A TIM anunciou este mês o que chama de “primeiro marketplace de internet das coisas do Brasil”, para oferecer soluções sob medida de conectividade e inovação ao mercado corporativo. Trata-se de uma plataforma que reúne em um mesmo espaço parceiros tecnológicos como Nokia, Lecto, Agrosmart, Maxtrack, Pryme Systems, Seal Telecom, Squadra, Tractian, M2M Telemetria e Engineering, que desenvolveram tecnologias aplicáveis no agronegócio, na indústria, no setor energético e em cidades inteligentes.

Para o agronegócio, por exemplo, a plataforma dispõe de serviços de monitoramento remoto 4G de plantações, máquinas, equipamentos, mão de obra e animais, com capacidade para oferecer dados climáticos e controle de nutrientes no solo e de pragas e doenças, gestão das operações, localização georreferenciada e uso de equipamentos de proteção, entre outros dados.

No segmento de cidades inteligentes, o marketplace de IoT oferece sensores com tecnologia de IA que podem ser utilizados para, entre outras funções, reduzir o consumo de energia em sistemas de iluminação pública, acompanhar em tempo real a distribuição de mercadorias até o cliente final e, para reduzir o risco de contágio do corona vírus, criar ambientes seguros de acordo com as diretrizes de distanciamento social.

No setor energético, ou utilities, a plataforma oferece medição inteligente de consumo e leitura de energia elétrica com NB-Iot, por meio da integração remota de plataformas, entre outros serviços. Para a indústria, a TIM propõe tecnologias de IoT que prometem reduzir custos e aumentar a produtividade, por meio de soluções de conectividade, análises preditivas de equipamentos e logística digital.

O marketplace foi criado em parceira com a Nokia e a Squadra Tecnologia, de Belo Horizonte. Segundo a TIM, o marketplace está aberto a novos parceiros que tenham outras soluções de IoT para os setores atendidos, e as empresas interessadas podem se cadastrar no próprio site, no link “Seja parceiro”.

Tags

#IoT #AI #nokia #IA #internetdascoisas #inteligenciaartificial #TIM #marketplacedeIoT

Compartilhe