AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Os mais de 6,5 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência visual podem contar agora com dois aplicativos capazes de ajudá-los nas atividades do dia a dia, ambos gratuitos. A Microsoft acaba de anunciar o lançamento das versões em português do Soundscape e do Seeing AI, que utilizam recursos de realidade aumentada e inteligência artificial para oferecer informações sonoras do ambiente e descrever imagens com alto grau de exatidão. O lançamento faz parte do Plano Microsoft Mais Brasil, de inclusão e acessibilidade.

O Soundscape incorpora tecnologia de áudio 3D por meio de um fone de ouvido que envia as instruções de som para acessar determinado ponto de acordo com sua localização. Se o usuário está procurando uma farmácia que fica à direita, por exemplo, o fone de ouvido leva as informações para o ouvido direito do usuário, de modo a construir um mapa mental do ambiente, o que torna mais fácil a locomoção. Todos os locais disponíveis vêm do OpenStreetMap, um mapa de código aberto que pode ser atualizado pelos usuários

Na nova versão 3.0 do Soundscape, a funcionalidade Street Preview permite que se explore virtualmente a vizinhança ou qualquer outro lugar, como lojas, meios de transporte e pontos de interesse localizados nas proximidades, e é possível criar marcadores personalizados como pontos de ônibus, lojas, restaurantes ou endereços. O aplicativo também avisa quando o usuário se aproxima de um cruzamento ou travessia de pedestres.

O Seeing AI, por sua vez, utiliza IA para descrever imagens para pessoas cegas ou de baixa visão, bastando apontar a câmera do celular para o objeto – textos curtos, documentos e produtos, por exemplo. De acordo com a Microsoft, o app consegue descrever até mesmo a emoção de pessoas. Antes do lançamento no Brasil, foi preciso ensinar a IA do aplicativo a reconhecer notas em reais, em um trabalho que contou com o apoio de um grupo de voluntários que fotografou todas as cédulas e fez o upload das imagens para o sistema. “O Seeing AI é capaz de transformar o mundo visual em uma experiência audível, abrindo um universo de possibilidades para pessoas cegas ou com baixa visão”, afirma a Microsoft.

Tanto o Soundscape quanto o Seeing AI estão disponíveis para uso no Brasil em dispositivos com sistema iOS. Rico Malvar, engenheiro da Microsoft, disse que a tecnologia é um caminho para um mundo com soluções mais inclusivas, e aplicativos como esses são grandes exemplos disso. “Nesse período desafiador que vivemos, estamos comprometidos em trazer para os brasileiros soluções que viabilizem uma recuperação econômica inclusiva, sem deixar ninguém para trás, e isso passa pelo papel crítico que a tecnologia desempenha”, afirmou.

Mais populares

27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
16/09/2021

Startups brasileiras crescem mesmo com a pandemia

Leia mais
16/09/2021

Clube de Robótica dissemina a tecnologia em escolas

Leia mais
20/09/2021

Imagem promove evento sobre Sistema de Informações Geográficas

Leia mais
break

Notícias Relacionadas