AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

No espírito pós-pandemia e com o conceito “Better normal for all” – o melhor normal para todos –, a sul-coreana Samsung acaba de apresentar seus novos eletrodomésticos inteligentes, entre os quais um aspirador robô com tecnologia da Intel e um conjunto de lavadora e secadora de roupas que também incorpora IA. O palco dos lançamentos é a feira Consumer Eletronics Show (CES 2021), promovido pela Consumer Technology Association, tido como o evento sobre tecnologia mais influente do mundo, que neste ano se realiza entre 11 e 14 de janeiro, totalmente online – para participar do CES, entre no site oficial.

“Nosso mundo mudou e muitos de vocês se depararam com uma nova realidade em que, entre outras coisas, nossa casa ganhou um significado muito maior”, disse Sebastian Seung, presidente e chefe do centro de desenvolvimento de tecnologias Samsung Research, em uma coletiva de imprensa virtual. “Trabalhamos duro para levar a você a nova geração de inovações, com a inteligência artificial como centro das ações, para um melhor amanhã”, acrescentou.

O aspirador robô JetBot 90 AI+ utiliza tecnologia de carros autônomos com sensores e reconhecimento de objetos/Divulgação Samsung

O aspirador é o JetBot 90 AI+, que incorpora uma combinação de sensores e tecnologia de reconhecimento de objetos para percorrer a casa e fazer a limpeza do piso. Um sensor LiDAR semelhante aos que são usados em veículos autônomos detecta a distância e rastreia a localização do aparelho, que pode até se “abaixar” sob os móveis quando necessário. O motor digital do JetBot maximiza a potência de sucção de 30 W para capturar a poeira do ar e uma escova autolimpante recolhe a sujeira nas fendas das superfícies.

Ao terminar a limpeza, o aspirador volta automaticamente para uma estação de descarte e esvazia o que coletou. Por meio do aplicativo Samsung SmartThings, é possível conectar o aparelho ao smartphone e programar a limpeza com base em um mapa da casa ou acionar uma câmera para observar o ambiente a distância.

A outra novidade, o conjunto de lavadora e secadora Smart Dial Front Load utiliza IA para aprender as configurações escolhidas pelo usuário e recomenda ciclos específicos com base na aprendizagem inteligente de lavagens anteriores. O recurso OptiWash detecta o peso da roupa e usa um sensor de turbidez para determinar a quantidade ideal de água e detergente a ser usada no ciclo, além de determinar por quanto tempo a roupa deve ser lavada. Outro recurso, o MultiControl, permite a operação da lavadora e da secadora diretamente de um painel de controle único.

Assim como o aspirador, as novas máquinas de lavar e secar da Samsung podem ser operadas e programadas remotamente pelo smartphone. De acordo com a empresa, ainda não há previsão para a chegada desses produtos ao mercado brasileiro.

O conjunto de lavadora e secadora Smart Dial Front Load, que também incorpora IA/Divulgação Samsung

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas