AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A cidade de Salvador foi escolhida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a implantação de um projeto de mobilidade urbana com o uso de inteligência artificial para o controle do tráfego urbano. A tecnologia será testada na gestão de semáforos e em câmeras especiais para reconhecimento de placas dos veículos, entre outras aplicações.

Instituição ligada ao Ministério da Economia, a ABDI atua em programas de incentivo, investimento e capacitação e em ações com parceiros da indústria de vários setores. A iniciativa em Salvador faz parte do projeto Cidades Inteligentes, que propõe a utilização de IA, IoT e big data para criar sistemas interligados em áreas estratégicas de infraestrutura, serviços e comunicação.

Na capital baiana, em 14 de setembro, foi assinado o acordo de parceria com a prefeitura e estão previstos investimentos de R$ 5 milhões da ABDI em tecnologia a ser instalada ainda este ano. Igor Calvet, presidente da Agência, explicou: “quando decidimos alocar recursos em Salvador, vimos um trabalho já em andamento. Com esse projeto, queremos que o município seja um local de demonstração para o Brasil e para outras prefeituras”.

Além das câmeras especiais, o sistema de monitoramento de tráfego contará com um software capaz de indicar as ocorrências por meio de inteligência artificial e fornecer à central de controle dados precisos em tempo real. Inicialmente, os equipamentos da ABDI devem ser instalados nos semáforos da avenida General San Martim e na região do Largo do Tanque, com o objetivo de dar mais fluidez ao tráfego.

Atualmente, a ABDI desenvolve três projetos no âmbito do Cidades Inteligentes: Living Lab, Eletromobilidade e Fronteira Tech, em cidades como Petrolina (Pernambuco), Macapá (Amapá), Brasília (Distrito Federal), Curitiba e Foz do Iguaçu (Paraná).

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas