AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O supercomputador de inteligência artificial mais rápido do mundo: é assim que a Pure Storage classifica o AI Research SuperCluster (RSC) da Meta, nova marca do Facebook, com a qual acaba de fazer uma parceria de desenvolvimento. Anunciado na última semana, o RSC está ajudando os pesquisadores da Meta a construir novos modelos de IA capazes de aprender com trilhões de exemplos, trabalhar em centenas de idiomas, analisar textos, imagens e vídeos, criar novas ferramentas de realidade aumentada e abrir caminho para a construção de tecnologias para o metaverso.

O metaverso será a próxima grande plataforma de computação da Meta, na qual aplicações e produtos orientados por IA desempenharão um papel fundamental. Rob Lee, CTO da Pure, disse que as tecnologias que alimentam o metaverso exigirão soluções de computação poderosas, capazes de analisar instantaneamente quantidades imensas e cada vez maiores de dados. “O RSC da Meta é um avanço em supercomputação que trará novas tecnologias e experiências para o cliente por meio de IA. Estamos entusiasmados por fazer parte desse projeto e ansiosos para ver o progresso dos pesquisadores de IA da Meta”, afirmou.

A relação entre a Pure e o Facebook começou em 2017, no projeto da primeira geração de infraestrutura de pesquisa de inteligência artificial da companhia. Agora, com o RSC, a Meta escolheu a Pure para ter um parceiro de armazenamento capaz de fornecer os recursos robustos e escalonáveis de storage para alimentar o supercomputador. “Com o FlashArray e o FlashBlade, o RSC terá desempenho inigualável para analisar rapidamente dados estruturados e não estruturados”, disse a Pure.

O supercomputador deverá estar totalmente construído em meados de 2022, quando de fato será o mais rápido do mundo em IA. De acordo com a Pure, seu portfólio permite cargas de trabalho de inteligência artificial em grande escala, com soluções de alto desempenho e arquitetonicamente otimizadas para garantir menor impacto ambiental.

Segundo a empresa, entre as soluções aproveitadas pelo RSC da Meta está a FlashArray//C, uma plataforma de alta capacidade que oferece hiperconsolidação, disponibilidade e latência consistente de um milissegundo para os ambientes mais exigentes. Também conta com a solução FlashBlade de armazenamento em flash, para consolidação rápida de dados de arquivos e objetos.

Quer saber mais? Assista ao vídeo com a apresentação do supercomputador AI Research SuperCluster.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas