AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

De repente uma melodia não sai de sua cabeça, mas você não consegue lembrar o nome da música, a letra, o cantor ou o autor e fica frustrado com o esquecimento. Porém, o Google decidiu solucionar esse pequeno problema e criou o Hum to Search, que permite identificar a música apenas com um pequeno trecho cantarolado ou assobiado. O recurso está disponível no Google Assistente, no iOS, em inglês, e em 22 idiomas no Android, entre os quais o português.

O blog do Google explica como o Hum to Search foi criado e como funciona. No seu dispositivo móvel, abra a versão mais recente do Google app ou encontre o widget da pesquisa Google, toque no ícone do microfone e pergunte “que música é esta” ou clique no botão “Pesquisar uma música”. Em seguida, cantarole a música por uns 10 segundos. No Google Assistente é ainda mais simples: apenas pergunte “Google, que música é esta?” e cantarole ou assobie a melodia.

A partir dessa instrução, um algoritmo de aprendizado de máquinas busca correspondências de músicas, mesmo que o assobio ou o “la-la-lá” não tenha sido no tom e no andamento certo. O Hum to Search apresenta as opções mais prováveis e você seleciona a melhor combinação e pesquisa informações sobre a música e o artista, com possibilidade de assistir a vídeos, conferir a letra e ler críticas, quando disponíveis.

De acordo com os criadores do algoritmo, a melodia de uma música é como sua impressão digital, pois cada uma tem identidade única. O que o Google fez foi construir modelos de aprendizado de máquina que conseguem combinar o assobio ou o canto com a impressão digital certa e transformam a amostra de áudio em uma sequência baseada em números que representam a melodia.

“Nossos modelos são treinados para identificar músicas com base em uma variedade de fontes, incluindo humanos cantarolando ou assobiando e gravações de estúdio. Os algoritmos eliminam todos os outros detalhes, como os instrumentos, o timbre e o tom da voz, e o que resta é a sequência baseada em números da música, ou seja, em sua impressão digital”, explica o Google. O Hum to Search compara essas sequências com milhares de músicas de todo o mundo e identifica as correspondências.

O recurso é o resultado de um ciclo de desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento de músicas iniciado em 2017 com o Now Playing, que usava redes neurais para identificar canções em dispositivos móveis. No ano seguinte a mesma tecnologia foi incorporada ao recurso SoundSearch no Google app, que expandiu bastante o catálogo de músicas, e agora o caminho se completa com o Hum to Search.

Hum to Search do Google: descubra o nome de uma música com um assobio ou um lá-lá-lá

Mais populares

08/06/2021

99 usa IA para dar mais segurança às passageiras

Leia mais
10/06/2021

Duran Duran lança clipe feito por inteligência artificial

Leia mais
09/06/2021

Coreia do Sul recorre à IA para monitorar pesca ilegal

Leia mais
04/06/2021

Conheça o algoritmo da desinformação

Leia mais
30/10/2020

Alexa, abra La Casa de Papel, na Netflix...

Leia mais
break

Notícias Relacionadas