AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Criado pela ONU em 2003, o Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado anualmente em 9 de dezembro com o objetivo de conscientizar cidadãos e governos e mobilizar recursos para combater o mau uso dos recursos públicos. O simbolismo da data levou a Microsoft a escolher o 9 de dezembro para anunciar o lançamento da iniciativa Anti-Corruption Technology and Solutions (ACTS), um conjunto de ferramentas criado para ajudar a sociedade a inibir esses crimes.

De acordo com o blog da Microsoft, a tarefa é difícil, já que a corrupção é um problema global que requer soluções abrangentes e o trabalho conjunto de governos, sociedade civil e setor privado, a fim de que sejam criados controles eficazes para a responsabilização dos responsáveis. Por sua vez, a ONU informa que a cada ano o volume de subornos chega a 1 trilhão de dólares no mundo, e cerca de 2,6 trilhões de dólares são roubados pela corrupção, o que corresponde a mais de 5% do PIB global.

Esse quadro se complica em períodos de crise como a que ocorre atualmente, com a pandemia de covid-19. Esse alerta foi feito pelo secretário-geral da ONU, o português António Guterres: “A resposta ao vírus está criando novas oportunidades para explorar a supervisão fraca e a transparência inadequada, desviando fundos das pessoas em seus momentos de maior necessidade”, disse ele.

A arma da Microsoft para reduzir a corrupção combina inteligência artificial, aprendizado de máquina, computação em nuvem, visualização de dados e outras tecnologias emergentes nas quais a empresa promete investir na próxima década. “Faremos o possível para trazer as soluções mais promissoras para o público mais amplo possível, usando nossas redes de parceiros, programas e base global de funcionários para dimensionar soluções por meio da consideração cuidadosa de nossas prioridades, infraestrutura técnica e capacidades”, disse a big tech.

No âmbito da iniciativa ACTS, a Microsoft fechou uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para tornar mais transparente o uso dos fundos de estímulo econômicos no combate à pandemia, com base no MapInvestments, uma plataforma de gestão de dados.

*Foto: Iniciativa Anti-Corruption Technology and Solutions pretende reduzir os desvios de dinheiro público/Reprodução Microsoft

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas