AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

De olho no mercado dos chamados smartphones gamers, a MediaTek acaba de lançar o MediaTek Helio G95. A mais recente adição à família MediaTek Helio G apresenta tecnologia para games MediaTek HyperEngine aprimorada, suporta várias câmeras, traz recursos avançados de conectividade e super-resolução para streaming de vídeo, impulsionada por inteligência artificial.

Destinado ao segmento premium de smartphones 4G gamers, o novo chip equipará os aparelhos das principais marcas de smartphones que chegarão aos mercados globais em setembro. O MediaTek Helio G95 oferece recursos de  como fotografia avançada com multicâmeras (até quatro), com unidade de processamento de inteligência artificial integrada. Suporta dual wake-up word detection (tecnologia que permite a ativação do aparelho por voz com o uso de duas palavras diferentes) e display padrão HDR10, que pode ser aprimorado para qualidade HDR10 + em tempo real.

“O segmento de games para smartphones mostra um forte crescimento, com os fabricantes de aparelhos dispostos a oferecer tecnologias cada vez mais avançadas para os fãs de jogos. Por isso lançamos o MediaTek Helio G95, nosso chip para games mais poderoso até hoje”, afirma Yenchi Lee, gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek. O MediaTek Helio G95 incorpora uma CPU de oito núcleos, sendo dois núcleos ARM Cortex-A76 de até 2,05 GHz e seis Cortex-A55, e uma GPU ARM Mali-g76 MC4 atualizada (até 900 MHz) para desempenho avançado single ou multicore.

O chip também é equipado com um DSP de baixo consumo sempre ativo e com suporte para dual wake-up word detection, garantindo a simultaneidade perfeita entre duas funções paralelas de Voice Wakeup (VoW). O DSP minimiza o consumo de energia de aplicativos como o Google Assistant e oferece suporte a vários formatos de ativação por senhas para assistentes virtuais.

A tecnologia de jogo MediaTek HyperEngine aprimorada apresenta novos recursos de rede, resposta rápida, qualidade de imagem e mecanismos de gerenciamento de recursos para uma jogabilidade contínua e uma experiência de usuário altamente responsiva. Quando o sinal de Wi-Fi está fraco, a tecnologia ativa a simultaneidade Wi-Fi e LTE de maneira inteligente, garantindo uma conexão suave e sem lags durante o jogo. Inclui a opção de adiar chamadas durante as partidas sem queda na conexão e gerenciamento inteligente e dinâmico de CPU, GPU e memória.

O novo chip da MediaTek oferece uma tela IA com super-resolução para videochamadas e streaming de vídeo em várias plataformas, como Netflix, Hotstar, Amazon Prime e TikTok. E suporta qualidades de transmissão de imagens que variam de 360p a 720p de resolução HD em tempo real, reduzindo a largura de banda da rede em até 75%, sem diferença perceptível na qualidade. São necessários displays FHD + 90fps para resposta rápida e experiência suave, tornando o chip ideal para games e interface de usuário diária.

Com suporte para multicâmeras para imagens premium, o chip suporta dispositivos de até 64MP, com tecnologia quad-pixel para resultados de alta qualidade, mesmo com pouca luz durante fotos noturnas. Também é possível a habilitação de mecanismos de profundidade para efeito bokeh de retrato em tempo real, AI-FD (detecção de rosto IA rápido e preciso), MFNR, Warping, 3DNR, codificação e decodificação de vídeo a 4K 30fps, com APU integrada para aprimoramento da câmera.

A família MediaTek Helio G com foco em games inclui a série G90 e os novos chipsets G95, voltados para usuários premium, junto com os chipsets G85, G80 e G70, para smartphones gamers intermediários. Os chips MediaTek Helio G25 e G35, lançados recentemente, têm como foco a categoria de smartphones de grande volume e ampliam o alcance da MediaTek.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas