AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por Redação AIoT

A MediaTek anunciou seus chipsets MT8192 e MT8195, para a próxima geração de Chromebooks. Com o modelo MT8192, produzido com a tecnologia de 7nm, e o MT8195 que utiliza a arquitetura de 6nm, os fabricantes de computadores portáteis podem criar Chromebooks com grande poder de processamento, finos e leves com longa duração de bateria, para funções como videoconferências, streaming de vídeo para jogos na nuvem e aplicações de inteligência artificial.

“A popularidade dos Chromebooks está aumentando consideravelmente, pois mais pessoas trabalham remotamente e fazem aulas online. A MediaTek já está presente em Chromebooks mais populares e continua aprimorando as experiências dos usuários com nossos novos chipsets”, afirma Jerry Yu, vice-presidente da MediaTek. “Os chipsets MT8192 e MT8195 oferecem mais recursos para projetar Chromebooks robustos, com formatos inovadores de virar, dobrar ou mesmo destacar, finos e leves, e com bateria de vida longa.”

Os chipsets MT8192 e MT8195 integram a APU 3.0 (unidade de processamento de AI) da MediaTek para rodar uma ampla variedade de aplicativos baseados em voz e visão. A poderosa tecnologia de inteligência artificial inclui reconhecimento de ID por voz, reconhecimento de imagem, conversão de fala em texto, tradução instantânea, reconhecimento de objetos, remoção de fundo, redução de ruído, segmentação de imagem e vídeo, controle de gestos e aprimoramentos, tudo em tempo real. Os dois chipsets também têm um processador de sinal digital de áudio (DSP) para permitir comandos de voz de ativação (VoW) para assistentes de voz, com baixo consumo de energia.

As marcas podem projetar Chromebooks com uma grande variedade de configurações de câmera graças ao processador de sinal de imagem de alto alcance dinâmico (HDR) e mecanismo de profundidade de hardware integrado aos chipsets. Com isso, os fabricantes de dispositivos podem usar câmeras de 80 MP e 4 células, câmeras individuais de 32 MP ou configurações de câmera dupla de até 16 MP + 16 MP, garantindo HDR nítido para videoconferência nos Chromebooks.

O chipset MT8195 da MediaTek, com arquitetura de produção de 6 nm TSMC, integra a CPU octa-core com quatro núcleos Arm Cortex-A78 para aplicativos de uso intensivo, e quatro cores Arm Cortex-A55 com alta eficiência energética para realizar simultaneamente tarefas em segundo plano e maximizar a duração da bateria. A poderosa GPU Arm-Mali G57 de cinco núcleos fornece excelentes recursos visuais, enquanto o LPDDR4X de 2133 MHz de quatro canais garante largura de banda de memória suficiente para núcleos robustos. O chipset MT8195 também suporta até três telas simultâneas, assim os usuários podem fazer mais coisas – trabalhando, jogando ou apenas navegando na internet.

Com suporte para áudio de som surround 7.1 e acelerador de vídeo de hardware Codec AV1, os usuários terão experiências com qualidade de cinema para assistir a filmes e programas de TV dos serviços online mais populares. Além disso, a decodificação de hardware AV1 usa menos dados e oferece qualidade gráfica impressionante e experiências de vídeo perfeitas.

O chipset MT8192 da MediaTek integra CPU octa-core com quatro núcleos Arm Cortex-A76 e quatro cores Arm Cortex-A55, fornecendo um equilíbrio ideal de potência e eficiência. Também inclui uma robusta GPU Arm Mali-G57 de cinco núcleos para oferecer excelentes recursos visuais, além de armazenamento LPDDR4x de 2133 MHz e UFS 2.1. O MT8192 pode ser usado com telas wide quad de alta definição (WQHD) com taxas de atualização padrão de 60 Hz ou telas FullHD+ com taxas de atualização de até 120 Hz, fornecendo resposta super-rápida. Além disso, o chipset suporta dois monitores Full HD simultâneos.

Os dois chipsets também integram decodificação de vídeo 4K HDR para fornecer excelente qualidade gráfica e maximizam a duração da bateria, permitindo que os usuários assistam ao seu conteúdo favorito por mais tempo.

Os Chromebooks equipados com o chipset MT8192 chegarão ao mercado no segundo trimestre de 2021. Já o MT8195 equipará Chromebooks premium, smart displays, tablets e outros equipamentos inteligentes em uma data posterior.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas