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Por redação AIoT Brasil

A decisão da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) de buscar novas formas de se comunicar com a população vem produzindo resultados interessantes. Umas das inovações mais visíveis é a “Alesinha”, uma assistente virtual que, com inteligência artificial e aprendizado de máquina, conseguiu somar 21 mil trocas de mensagens com o público nos três primeiros meses de operação no portal institucional.

Dorimar Mandatto, diretor de tecnologia da informação da Ales, área responsável pela implantação do projeto, explicou que a ferramenta aprende a conversar com o público à medida que é demandada, com base em um banco de dados e na própria experiência de interação. “São dúvidas relacionadas à emissão de carteira de identidade pelo posto da Polícia Civil, perguntas sobre o atendimento pelo Procon da Assembleia e demandas encaminhadas para a ouvidoria da Ales. As pessoas também procuram a Alesinha para obter informações sobre cargos e salários de servidores, endereço do Parlamento e cursos oferecidos pela Escola do Legislativo”, afirmou Mandatto ao site do Legislativo.

A assistente está sendo aperfeiçoada com o apoio de uma curadoria feita por seis profissionais da área de TI, que a cada semana identificam as perguntas que não puderam ser respondidas e reforçam o banco de dados. O diretor de TI disse que o robô já concentra as informações a respeito das atividades parlamentares e os links para os projetos e leis de cada deputado durante os últimos mandatos e, nas próximas semanas, também terá memorizado todo o conteúdo do portal da Assembleia.

Segundo Mandatto, o Legislativo capixaba é o primeiro do país a disponibilizar ao público esse tipo de assistente virtual: “Nem o Senado nem a Câmara Federal dispõem de algo assim. Essas casas contam com ferramenta de inteligência artificial apenas para as demandas internas, mas ainda não disponibilizaram um robô virtual para agilizar a prestação de informações ao público externo”, afirmou.

Segundo ele,  a Alesinha vem desempenhando um papel particularmente importante neste período de pandemia, em que não há acesso a muitos serviços presenciais da Assembleia. O novo canal de atendimento foi bem aceito pela população e, de acordo com Mandatto, o índice de aprovação do serviço está em torno de 97%, aferido por meio de ícones que aparecem quando se clica numa aba da página.

Serviço está disponível no portal institucional e tem 97% de aprovação/Reprodução Ales

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