AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

As soluções de inteligência artificial estão contribuindo para o aumento da receita bruta e do resultado líquido das empresas do setor financeiro, que já aplicam a tecnologia em quase todas as funções, como atendimento ao cliente, segurança cibernética, aquisição de contas e conformidade com as normas. Essas foram algumas das conclusões do recente estudo “The State of AI in Financial Services”, feito pela Nvidia Enterprise com base em entrevistas com mais de 200 profissionais do setor ao redor do mundo, entre os quais executivos, desenvolvedores e arquitetos de TI de empresas de tecnologia financeira, gestoras de investimentos e bancos de varejo.

“Os profissionais de serviços financeiros percebem o potencial da IA e estão dispostos a investir mais na tecnologia para cumprir o que ela promete”, disse Marcio Aguiar, diretor da Nvidia Enterprise na América Latina. “As empresas, que veem como a IA pode gerar uma vantagem competitiva, criar produtos, aumentar a receita bruta e reduzir os custos para melhorar o resultado são as que mais estão aproveitando o potencial da tecnologia”, completou. De fato, 83% dos entrevistados concordaram com esta afirmação: “A IA é importante para o sucesso da empresa no futuro”.

Mais da metade dos participantes com opinião formada a respeito da inteligência artificial disse que a tecnologia aumentou em 10% a receita anual da empresa, e 34% afirmaram que o crescimento da receita supera os 20%. Apenas 12% dos que responderam à pesquisa acham que a IA não contribui para o crescimento da receita. Em relação às áreas beneficiadas pela IA, 42% citaram a geração de modelos mais precisos, 41% apontaram a garantia de vantagem competitiva e 34% destacaram a criação de produtos.

De acordo com a multinacional de tecnologia, que tem sede na Califórnia (EUA), os bancos obtêm muitas vantagens ao usar IA para criar, por exemplo, modelos mais precisos, principalmente na proteção contra fraudes e na potencialização do retorno dos investimentos. “Esses benefícios proporcionam uma vantagem competitiva que geralmente garante uma participação maior no mercado e oferece mais valor aos acionistas. Os novos produtos de IA trazem oportunidades de venda cruzada, pois permitem mais personalização, o que melhora a retenção de clientes”, concluiu a Nvidia.

De acordo com a pesquisa, as instituições financeiras vêm adotando tecnologias como IA conversacional, automação robótica de processos, reconhecimento óptico de caracteres e outras aplicações de machine learning e deep learning. A IA também pode melhorar o resultado líquido das instituições por meio da redução de custos.

Quanto aos obstáculos ainda existentes para a aplicação de ferramentas de IA no setor, os entrevistados indicaram a escassez de cientistas de dados (38%), infraestrutura de tecnologia insuficiente (35%) e falta de dados (35%). Mais informações podem ser encontradas no relatório completo do estudo, liberado pela Nvidia.

Mais de 80% dos entrevistados disseram que a IA é importante para o futuro da empresa/Divulgação Nvidia Enterprise

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas