AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) criou uma solução que ajuda a resolver um problema recorrente em todos os órgãos do Poder Judiciário no país: a identificação de processos com questões semelhantes e de ações em que as mesmas partes estejam envolvidas. Trata-se de uma ferramenta de busca por similaridade desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação da Coordenação dos Juizados Especiais (Coje), que, com inteligência artificial, mostrou um alto nível de desempenho na comparação entre as peças em tramitação.

O trabalho faz parte do projeto IAJUS/BA – Inteligência Artificial e Automações Inteligentes, iniciado em fevereiro de 2020 pela juíza coordenadora Fabiana Pellegrino com o objetivo de prover soluções tecnológicas para apoiar o trabalho dos magistrados e servidores que utilizam o sistema Projudi e PJe. A ferramenta de busca e todos os robôs já implantados pelo Núcleo de Tecnologia podem ser utilizados por outras unidades judiciárias, por meio de solicitação à Coje pelo Sistema Integrado de Gestão Administrativa.

Na prática, a nova ferramenta compara o conteúdo textual dos processos, a partir de uma petição inicial utilizada como referência. No final do processamento, é gerado um relatório com a relação dos processos e o grau de similaridade que contêm. Na sua primeira utilização, a partir de uma solicitação do Centro de Inteligência da Justiça Estadual, o programa localizou cerca de 6 mil processos praticamente idênticos em menos de uma hora de execução.

Para apoiar o projeto, o Núcleo de Tecnologia e Inovação implantou uma infraestrutura avançada de armazenamento e busca textual. Além disso, foi necessário desenvolver um modelo de inteligência artificial que realiza cálculos de similaridade de textos, com a utilização do algoritmo disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça na plataforma Sinapse. Outro modelo criado pelo Núcleo permite a triagem automática de processos por tema e é utilizado diariamente no tribunal, com o apoio de um robô.

A ferramenta poderá ser utilizada pelas demais unidades judiciárias do país/Divulgação TJBA

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas