AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Ford Motor Company adotou a solução TeamViewer Frontline para oferecer recursos de realidade aumentada e suporte aprimorado aos mecânicos de sua rede global de revendedores, como parte do programa See What I See (veja o que eu vejo). Com essa tecnologia, os especialistas do Ford’s Technical Assistance Center conseguem fazer uma sessão remota e usar o sistema de visão inteligente RealWear para perceber exatamente o que está sendo feito no veículo.

A partir daí, os profissionais da montadora conseguem adicionar anotações à tela e compartilhar informações diretamente com os mecânicos, além de gravar a sessão e até mesmo acionar componentes elétricos do veículo, tudo de forma remota. A solução foi desenvolvida pela TeamViewer, que atua na área de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho. Veja a ferramenta em ação no vídeo abaixo:

De acordo com Bryan Jenkins, gerente de operações do centro de assistência técnica da Ford, os técnicos de sua equipe fazem o diagnóstico de alguns dos problemas mais complexos dos veículos, mas tudo fica mais fácil quando conseguem visualizar o que o mecânico está relatando. “Uma imagem vale mais do que mil palavras, e por vezes nem todas as explicações verbais são suficientes. Nós realmente precisávamos enxergar em tempo real o que poderia estar acontecendo com o automóvel nas oficinas de reparo. Foi assim que nasceu o programa See What I See”, disse.

Patty Nagle, presidente da TeamViewer Américas, lembrou que a maioria dos trabalhadores em todo o mundo não se senta à frente de uma mesa e não costuma contar com recursos avançados de tecnologia como apoio ao que estão fazendo. “O nosso objetivo é capacitar esses profissionais da linha de frente com soluções guiadas de realidade aumentada, para que possam desempenhar seu trabalho de forma mais aprimorada, por meio da digitalização e da simplificação de processos”, explicou.

Ainda não se sabe quando o programa chegará ao Brasil, mas, nessa etapa inicial, o TeamViewer Frontline já está sendo utilizado por mais de 400 revendedores nos Estados Unidos, México, África do Sul, Tailândia, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Por enquanto, a Ford está mostrando o recurso a outros 3.100 revendedores, com respostas positivas. “O feedback tem sido ótimo. Na perspectiva do técnico de reparo das concessionárias, basta que ele ligue seus óculos inteligentes e aceite uma chamada de vídeo. Então, é como se meus especialistas estivessem com ele no local, lado a lado, para ajudar a resolver o problema”, disse Bryan Jenkins.

Recurso já é utilizado por mais de 400 representantes da marca/Divulgação TeamViewer

Mais populares

09/08/2022

Febraban Tech começa hoje em São Paulo

Leia mais
16/12/2021

Conheça o lado cinza dos marketplaces

Leia mais
08/08/2022

Ferramenta com IA mostra zonas de risco para mulheres

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
10/08/2022

Exoesqueleto melhora os movimentos de vítimas de AVC

Leia mais
break

Notícias Relacionadas