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Por redação AIoT Brasil

Você chega ao corredor do estacionamento, sai do carro, acessa um aplicativo no celular e pronto: sozinho, o próprio carro encontra a melhor vaga, sem ocupar espaço desnecessário. Na hora de ir embora acontece o contrário: o veículo vai até onde você está, sem a participação de um manobrista. Parece cena de ficção, mas é realidade, em fase de teste nos Estados Unidos.

O projeto se baseia em inteligência artificial e internet das coisas e está sendo desenvolvido em conjunto pela Ford, que preparou modelos Escape para receber a solução; a Bosch, que instalou a tecnologia de mobilidade na área de estacionamento, e a incorporadora imobiliária Bedrock, proprietária de uma rede de garagens. As primeiras simulações foram realizadas em Detroit, com sucesso. Além de facilitar a vida dos motoristas, o sistema deve permitir um aumento de 20% na capacidade dos estacionamentos, pois os espaços serão ocupados de forma perfeita.

* Ford Escape autônomo durante teste em Detroit, nos Estados Unidos/Divulgação Ford

O segredo é a interação automatizada entre a plataforma de IA instalada no veículo e a tecnologia do estacionamento desenvolvida pela Bosch, chamada de V2I, ou comunicação veículo-infraestrutura. Os sensores reconhecem os veículos e orientam as manobras, evitando obstáculos e pessoas. Além de cuidar do estacionamento, o sistema será capaz de dirigir veículos a outras áreas do prédio, para serviços específicos como lavagem ou movimentação de carga.

“O estacionamento com manobrista automatizado reúne nossa profunda experiência no domínio de tecnologias de mobilidade para oferecer uma solução de infraestrutura inteligente que melhora o dia a dia das pessoas”, disse Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América do Norte. Joseph Urhahne, pesquisador de direção automatizada e engenharia avançada da Ford, acrescentou: “é emocionante e desafiador desenvolver veículos inteligentes em um mundo inteligente. Conseguimos manobrar os veículos com segurança em um ambiente complexo, mantendo o mais alto nível de segurança”.

Ainda não há prazo previsto para que o sistema automatizado entre em operação, já que depende tanto da tecnologia instalada no veículo como de estacionamentos devidamente preparados. Por enquanto, é possível assistir no vídeo abaixo a um dos testes feitos em Detroit.

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