Tamanho fonte
* Foto: Carro conectado da Fiat Chrysler lançado em outros mercados/Divulgação FCA
Por redação AIoT Brasil
A partir de 2021, os veículos das marcas Fiat, Jeep e RAM lançados no Brasil vão sair de fábrica com o chip virtual eSIM, para acesso a Wi-Fi a bordo e à maior rede de internet das coisas do país, com tecnologia 4G. A novidade é o resultado da parceria inédita firmada pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e a operadora de telefonia TIM para proporcionar uma série de serviços em uma plataforma geral de conectividade.
De acordo com comunicado da TIM, a iniciativa permitirá a identificação remota de eventuais falhas nos veículos, graças à possibilidade de comunicação em tempo real com a FCA e sua rede de concessionárias. Também será possível dar a partida e acionar, remotamente, o ar-condicionado ou o aquecedor por meio dos vários sensores instalados. “O carro conectado será o ponto de partida para novas soluções que viabilizarão relevantes transformações na jornada do consumidor, simplificando tarefas cotidianas”, disse Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina.
Alberto Griselli, diretor de Receita da TIM Brasil, acrescentou: “Nossa parceria com a FCA é uma demonstração da importância dos acordos estratégicos com que estamos trabalhando no país, estimulando e desenvolvendo novos modelos de negócios, oferecendo sempre a melhor experiência para usuários.” A expectativa é que as inovações sejam incorporadas no primeiro trimestre do próximo ano nos utilitários da Fiat, no novo SUV de sete lugares da Jepp e na RAM 1500.
A plataforma também oferecerá conteúdos de entretenimento e segurança e aplicativos que interagem com o veículo. André Souza Ferreira, CIO da FCA para a América Latina, explicou: “O carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, que terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o carro é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”. Em outros mercados, a FCA fez parcerias semelhantes com o Google e a Harman, da Samsung, com arquitetura baseada em nuvem que fornece várias informações adicionais, prevendo-se que todos os novos veículos do grupo estejam conectados até 2022.