AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Com um software inclusivo, uma equipe de robótica da cidade de Timon, no estado do Maranhão, foi a vencedora da categoria Engenharia na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A notícia não chamaria muita atenção, a não ser por um detalhe: os criadores da inovação, que incorpora recursos de inteligência artificial, são jovens estudantes do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, que concorreram com instituições de ensino superior.

O mérito coube a alunos do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva, que desenvolveu um software capaz de executar uma série de atividades, como abrir portas e ligar e desligar aparelhos elétricos, obedecendo a comandos de voz, cujo público-alvo são pessoas com dificuldade de locomoção. A escola de Timon, que fica a 450 km da capital, São Luís, na divisa com o estado do Piauí, oferece ensino em tempo integral e estimula a produção científica.

Neste ano, as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foram realizadas online, com o tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. Vithor Thersandro Santos Soares, um dos integrantes da equipe que ficou em primeiro lugar, disse que a conquista foi um sonho realizado: “Sempre trabalhamos com a ideia de ser grandes, de que poderíamos mudar o mundo e mostrar, que mesmo estando aqui no interior, podemos fazer coisas incríveis”.

Vithor explicou que o trabalho com tecnologias inovadoras é comum no laboratório de robótica do Centro Educa Mais: “Já implantamos mais de dez tecnologias, entre as quais as de automação, reconhecimento e monitoramento. A automação é feita por voz e também de forma remota. Por exemplo, com um toque no celular o laboratório pode ser ligado a distância”.

Marcello Lima Santos, que também faz parte da equipe vencedora, disse que a conquista trouxe “um novo norte” para os estudantes e para a região: “Foi muito gratificante ver nosso trabalho reconhecido, porque foi fruto de muita dedicação para trazer ao público algo inovador. Foram muitas lutas diárias e muito esforço para concretizar esse projeto e manter esse padrão de excelência”.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas