AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Em uma iniciativa pioneira no setor elétrico, a concessionária de energia Enel fechou um acordo com o Senai-SP, por meio da Plataforma Inovação para a Indústria, para a aplicação de um projeto de inteligência artificial e realidade virtual no treinamento de funcionários e na simulação de situações de risco. Chamada de “Plano imersivo para desenvolvimento de colaboradores com tecnologias digitais”, a parceria pretende criar ambientes digitais controlados e utilizar sensores biomédicos e IA para proporcionar diferentes tipos de experiência, a fim de preparar os trabalhadores para imprevistos e evitar acidentes de trabalho, além de desenvolver outras ferramentas de treinamento.

Pelo Senai, participarão do projeto o Instituto de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos e o Instituto de Tecnologia em Metalmecânica e Indústria 4.0, e pela Enel estarão envolvidas as áreas de saúde, segurança, meio ambiente, operação e inovação. Os trabalhos se iniciaram em setembro e as primeiras simulações serão feitas na base operacional de Guarapiranga da fornecedora de energia, na capital de São Paulo, em cenários semelhantes à realidade dos profissionais. A intenção é expandir os projetos para outras distribuidoras controladas pelo grupo italiano no Brasil, quando os testes forem concluídos.

“Plataformas digitais de treinamento e capacitação certamente serão uma das mais valiosas ferramentas de ensino e aprendizagem nesses novos tempos”, explicou Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, em comunicado. Rosario Zaccaria, responsável por infraestruturas e redes na Enel Distribuição São Paulo, acrescentou: “A implementação dessa plataforma de treinamento vai permitir o desenvolvimento dos nossos profissionais a partir dos dados coletados, aumentando a capacidade técnica, cognitiva e psicológica da equipe”.

A Enel Distribuição São Paulo é a sucessora da Eletropaulo, que foi adquirida em 2018 pelo grupo italiano. Além de São Paulo, a empresa também controla a distribuição em Goiás, no Ceará e em parte do estado do Rio de Janeiro, o que a torna a maior concessionária do segmento no país em número de clientes. Por sua vez, a rede dos Institutos Senai de Inovação e Tecnologia atua como uma ponte entre a pesquisa pura e as demandas da indústria, além de ajudar pequenas, médias e grandes empresas a se manterem atualizadas tecnologicamente.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas