AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Apesar dos impactos globais da pandemia, empresas de diferentes países projetam um aumento nos investimentos em internet das coisas, em alguns casos combinando essa tecnologia com inteligência artificial. Foi o que revelou uma pesquisa que a consultoria norte-americana Gartner Inc. realizou com 402 executivos nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Cingapura e Índia, em junho e julho deste ano.

De acordo com o estudo, 47% das companhias consultadas planejam aumentar seus investimentos em IoT, e apenas 35% reduziram as aplicações nessas tecnologias, enquanto um número maior de empresas vai investir mais em implementações de IoT para reduzir custos. Isso se deve principalmente ao fato de que, como a aplicação de dispositivos de internet das coisas é relativamente nova, a maioria das empresas tem muitas oportunidades de economizar custos “fáceis de alcançar”, por meio da otimização de processos e manutenção preditiva.

Entre os recursos de IoT que as empresas utilizam destaca-se a tecnologia digital twins (o chamado gêmeo digital), que cria uma réplica digital de um produto ou de um ambiente completo. Com a necessidade de proteger funcionários e clientes, 31% dos entrevistados disseram que passaram a usar digital twins para monitoramento remoto de pessoal e em várias outras operações. Também foram citados investimentos em robôs e veículos e equipamentos autônomos equipados com IoT.

“Os digital twins podem ajudar as empresas a reconhecer falhas de equipamentos antes que interrompam a produção, permitindo que os reparos sejam feitos antecipadamente ou com menor custo. Além disso, uma empresa pode usar a tecnologia para programar automaticamente o reparo de várias peças do equipamento, de forma a minimizar o impacto nas operações”, disse Benoit Lheureux, vice-presidente de pesquisas na Gartner.

Lheureux disse ainda que as empresas que implementam IoT usam indicadores-chave de desempenho (os KPIs) para rastrear os resultados dos negócios e, na maioria dos casos, estimam um prazo de retorno financeiro do investimento nessas tecnologias, que é de três anos, em média. O estudo da Gartner revelou também que, até 2023, um terço das empresas de médio e grande porte que aplicaram IoT também vão implantar inteligência artificial em conjunto com essas tecnologias.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas