AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Um grupo de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciou a criação de uma “taxa de melhoria do desempenho tecnológico” que seria capaz de estabelecer o ritmo de avanço das diferentes áreas tecnológicas nos próximos anos. Para isso, utilizaram inteligência artificial e dados extraídos do sistema de patentes dos Estados Unidos, que engloba um conjunto de 1.757 domínios de tecnologia e contém 97,2% de todos os registros feitos no país.

O estudo, publicado na plataforma ScienceDirect, encontrou uma média geral de avanço de 19%, tendo o segmento “troca de informações dinâmicas e sistema de suporte integrado multicanais” atingido o ponto máximo de 216% de potencial de avanço tecnológico por ano. Segundo os autores, o trabalho pode ser importante para projetar os rumos do desenvolvimento das tecnologias e indicar a investidores, governos, pesquisadores e empreendedores as áreas específicas mais promissoras no futuro próximo.

O algoritmo criado para a realização do estudo se baseou em estatísticas, noções de probabilidade, processamento de linguagem neural e aprendizado de máquina para avaliar um domínio de tecnologia, definido pelos pesquisadores como “um corpo de invenções patenteadas que alcançam a mesma função tecnológica usando os mesmos conhecimentos e os mesmos princípios científicos”. A partir dos conjuntos de patentes identificados, eles calcularam a centralidade média das patentes em cada domínio, para prever suas taxas de melhoria, seguindo uma metodologia baseada em redes testadas em trabalhos anteriores.

De acordo com o estudo, mais de 80% das tecnologias vão avançar menos de 25% ao ano, destacando-se domínios de melhoria rápida concentrados em algumas áreas tecnológicas, principalmente nas que se dedicam à criação de softwares e algoritmos. “Os resultados representam a primeira tentativa de uma pesquisa completa da taxa de melhoria do desempenho tecnológico em todo o espectro da tecnologia. Nossa previsão de taxas de melhoria, o sistema de busca de tecnologia online e a análise de todos os domínios têm implicações gerenciais e políticas importantes, especialmente para a alocação de recursos entre prioridades concorrentes”, afirmaram os pesquisadores do MIT.

Em suas conclusões, os cientistas lembraram que a identificação de oportunidades tecnológicas é uma tarefa fundamental para empreendedores motivados pela inovação. E afirmaram: “Toda a ideia de inovação disruptiva se sustenta no argumento de que as tecnologias que melhoram mais rapidamente, mesmo que possam começar em um nível de desempenho inferior, acabarão por ganhar o mercado”.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas