AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Doktor Live: esse é o nome do serviço oferecido pela prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, para esclarecer dúvidas da população a respeito da pandemia de covid-19 e fazer a triagem de pacientes com sintomas da doença. Com recursos de inteligência artificial baseados em IBM Watson Assistant, a plataforma foi desenvolvida em colaboração com duas startups locais e, em quatro meses, registrou mais de 18 mil atendimentos, que resultaram em 3.300 casos suspeitos e mais de três mil atendimentos por médicos.

O serviço de esclarecimento de dúvidas funciona 24 horas por dia, e os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta de teleorientação por WhatsApp, pelo número (48) 4042-0330, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Se houver necessidade, o paciente pode ser encaminhado a um serviço de apoio psicológico.

A inteligência artificial está presente na primeira etapa do atendimento, quando o usuário expõe suas dúvidas a um assistente virtual atualizado diariamente com informações relacionadas ao tratamento e aos sintomas do coronavírus. O sistema foi treinado por especialistas da Ezok, uma das startups que desenvolveram o projeto – a outra é a Lector Tecnologia –, com o apoio de médicos de Blumenau.

O assistente virtual interage com o usuário em linguagem natural e consegue identificar e encaminhar o atendimento e esclarecer várias dúvidas. Henrique Bilbao, CEO da Ezok, explica: “O Doktor Live oferece à população acesso a informações confiáveis e incentiva o isolamento social, evitando a exposição de médicos e pacientes, além de reduzir a sobrecarga do sistema hospitalar”.

No Vale do Itajaí, Blumenau tem cerca de 357 mil habitantes e, em 5 de outubro, havia registrado pouco mais de 13 mil casos de covid-19 e realizado cerca de 55 mil testes. Em setembro houve 22 mortes causadas pela doença, com uma significativa redução em relação a agosto, quando ocorreram 78 óbitos. A cidade ainda se mantém na matriz de risco de cor amarela (potencial alto).

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas