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Por redação AIoT Brasil

As principais preocupações das empresas que buscam soluções de inteligência artificial se concentram na confiança e na transparência com que os dados e os modelos são construídos, gerenciados e aplicados. Essa foi uma das conclusões de um estudo encomendado pela IBM para avaliar as demandas dos usuários de IA e os problemas relacionados, principalmente, à segurança, à privacidade e às questões éticas envolvidas.

O estudo foi usado para anunciar o lançamento das novas funcionalidades das ferramentas do IBM Watson, a plataforma de serviços cognitivos de IA para negócios. “A inteligência artificial é tão útil quanto a confiança que proporciona. Especialmente nos negócios e quando as apostas são altas”, afirmou Daniel Hernandez, gerente-geral de dados e IA da IBM. “O IBM Watson continua entregando novas capacidades críticas para ajudar os negócios a construir confiança em cada passo do ciclo de vida da IA, para que os líderes dos negócios possam operacionalizar a IA com segurança em toda a nuvem híbrida”, completa o executivo.

Entre as atualizações, o IBM OpenPages with Watson ganhou um novo módulo de gerenciamento da privacidade dos dados e, integrado ao Watson Knowledge Catalog, pode fornecer uma visão quase em tempo real de como os dados estão sendo usados por toda a organização. Essa nova capacidade ajuda a automatizar o relatório de informação identificável ea  reduzir o tempo de auditoria, segundo a companhia.

No IBM Planning Analytics with Watson foi adicionada uma página com detalhes estatísticos que fornecem informações mais simples para mostrar como uma predição foi gerada. Essa nova funcionalidade deverá estar disponível no segundo trimestre deste ano.

Também foram feitas atualizações no IBM Watson Studio, com capacidade de produzir séries temporais em beta, para enfrentar os desafios de automatização, análise e previsões de dados comumente encontrados em setores como finanças, manufatura e varejo. De acordo com a IBM, as séries temporais são projetadas para alcançar precisão por meio de conjuntos de dados como registro de chamadas telefônicas, informações meteorológicas, tempo de viagem, vendas no varejo e volume de produção.

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