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Por redação AIoT Brasil

Como ocorreu no mundo inteiro, os restaurantes dos Estados Unidos sentiram o impacto da pandemia e registraram uma queda significativa no faturamento ao longo de 2020, de acordo com relatório do The NDP Group. Por outro lado, as restrições impulsionaram as vendas pelo sistema drive-thru, que cresceram 22% no ano e responderam por 44% de todos os pedidos feitos fora dos estabelecimentos. Porém, com mais movimento, o tempo médio de atendimento no drive-thru aumentou quase 30 segundos, o que não é bom nem para os restaurantes, nem para os clientes.

A resposta encontrada pelo Lee’s Famous Recipe Chicken, no estado norte-americano de Ohio, foi uma solução de inteligência artificial conversacional que aumentou a velocidade do atendimento, reduziu o tempo de espera em seus drive-thrus e está encantando os clientes. A rede de lanchonetes passou a utilizar um assistente virtual desenvolvido pela Hi Auto com tecnologia Intel, que criou um assistente que cumprimenta cada cliente, explica o cardápio, confirma o pedido e automatiza o serviço.

Em entrevista ao site da Intel, Chuck Doran, proprietário do Lee’s, disse que o drive-thru automatizado com IA impactou os negócios de uma forma simples: “Não temos mais clientes esperando. O assistente os cumprimenta assim que chegam e o pedido é anotado corretamente. É incrível ver o nível de precisão da tecnologia de reconhecimento de voz, o que ajuda a agilizar o serviço”, explicou.

De acordo com Doran, mais clientes podem levar os funcionários a uma situação de estresse adicional, pois precisam receber os pedidos com mais rapidez e precisão. Quando o assistente de IA elimina algumas das tarefas, os atendentes podem se concentrar na interação com os clientes, no gerenciamento do estoque e em outras tarefas, com menos ansiedade. “E um funcionário menos sobrecarregado será um funcionário mais feliz”, lembrou o empresário.

Roy Baharav, CEO e cofundador da Hi Auto, acrescentou: “Operacionalizamos nosso sistema de IA com base no que aprendemos com os proprietários, gerentes e funcionários do Lee’s. Eles abraçaram a solução e em pouco tempo começaram a colher os benefícios. Agora estamos aplicando o processo e as lições aprendidas em sites de outros clientes.”

A solução de inteligência artificial é executada em processadores Intel Xeon na nuvem e Intel NUC. “Estamos vendo um número cada vez maior de restaurantes interessados em aproveitar a IA para fornecer dados acionáveis e personalizar as experiências do cliente”, disse Joe Jensen, vice-presidente do Internet of Things Group e gerente-geral de varejo, bancos, hospitalidade e educação da Intel. “Com a solução da Hi Auto, os restaurantes de serviço rápido podem ajudar seus funcionários a serem mais produtivos enquanto aumentam a satisfação do cliente e, em última análise, seus resultados financeiros”, resumiu.

Cliente sendo atendido por assistente com IA/Reprodução Lee’s Famous Recipe Chicken

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