AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Salsa, marca de jeans portuguesa presente em 35 países e recentemente incorporada ao grupo Sonae, adotou uma solução criada pela empresa brasileira Neogrid, especializada em softwares para gestão de supply chain, para diminuir o excesso de estoque e fidelizar os clientes. A ferramenta escolhida foi o Distribution Requirements Planning (DRP), um algoritmo que utiliza inteligência artificial para proporcionar agilidade e precisão no planejamento da distribuição de produtos e da reposição para o varejo.

De acordo com a Neogrid, que atua há mais de 20 anos no apoio a cadeias de suprimentos, o DRP conta com os componentes Replenishment e Allocation para calcular a demanda real e reajustar a previsão de estoque feita para o mês, de acordo com as vendas nas lojas, oferecendo insights e estratégias de reposição com base na análise de dados. A Salsa, que tem mais de 200 pontos de vendas na Europa e um canal de comércio eletrônico e distribui para 1.500 lojas multimarcas, buscou a empresa brasileira também com o objetivo de aumentar a margem de lucro e manter os clientes por meio da redução do índice de ruptura e do excesso de estoque.

Ana Esteves, diretora de supply chain da marca portuguesa, disse que o projeto de implantação do DRP começou em 2019, e até então era usada outra plataforma. “A grande dificuldade é que essa plataforma era estática, faltava inteligência. Todo o trabalho era humano e muitas vezes não tínhamos a agilidade necessária para a tomada de decisão. Com o sistema da Neogrid ficou mais fácil, porque a IA analisa os dados com agilidade e nos aponta o quanto de produtos temos de enviar para cada loja”, explicou.

Segundo a executiva, um dos principais ganhos com o DRP foi o nivelamento correto dos estoques. “Todas as segundas-feiras temos uma reunião de trabalho e sempre havia a mesma reclamação, de falta ou excesso de produtos em estoque. Depois que implementamos a ferramenta e passamos a utilizar os insights que nos fornece, esse problema se reduziu drasticamente, o que trouxe mais confiança para a equipe”, afirmou.

A Neogrid foi fundada em 1999 por Miguel Abuhab, que também é o responsável pela criação da Datasul. A empresa cresceu rapidamente, no ritmo em que a internet se desenvolvia nas áreas de varejo e no apoio às cadeias de suprimento, principalmente a partir do uso de ferramentas de inteligência artificial. Hoje a plataforma da Neogrid integra mais de 40 mil lojas, 30 mil indústrias e 5 mil distribuidores.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas