AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A assistente virtual TAIS, da TIM, acaba de ganhar uma ajuda de peso: a partir de agora, alguns dos clientes da operadora contarão também com o atendimento da Alexa, a inteligência artificial da Amazon, para obter informações e pedir segunda via de contas. O novo serviço envolve também uma parceria com a IBM, que fornece consultoria e tecnologia para que a interface seja feita por meio do Watson Assistant na nuvem.

De acordo com a TIM, por enquanto a assistente da Amazon estará disponível apenas para os assinantes do plano Black Família, e os demais clientes são direcionados para o aplicativo ou para a landing page da operadora: “Em breve, novos serviços como aprovação de dependentes e consulta de benefícios serão disponibilizados, utilizando novos conceitos e uma forma diferenciada de se comunicar”. Para utilizar o novo atendimento, o cliente deve acionar a skill da operadora dizendo “Alexa, abrir o atendimento da TIM”, e internamente o bot TAIS fará a interface.

“À medida que os hábitos evoluem, encontramos maneiras de adaptar e humanizar a tecnologia de relacionamento com soluções que trazem conveniência e resultados rápidos para as demandas dos clientes”, disse Saverio Demaria, diretor de relações com os consumidores da TIM. “Queremos também criar experiências surpreendentes, adaptando o atendimento a diferentes momentos e locais, inclusive com o uso de Alexa. Estamos evoluindo para a próxima fase do atendimento por inteligência artificial, aperfeiçoando e ampliando as opções de interação entre os clientes e a operadora”, acrescentou.

Argus Cavalcante, da IBM Consulting Brasil, que liderou o projeto com a TIM, disse que os provedores de serviço de comunicação requerem cada vez mais a implantação de assistentes virtuais, pois lidam com um grande volume de interações com os clientes: “A integração da Alexa à assistente virtual da TIM é mais uma evolução importante que estamos levando a esse ambicioso projeto de tornar a experiência omnichannel mais amigável, ágil e eficiente”.

Auana Mattar, CIO da TIM Brasil, explicou que a nova abordagem, combinando voz com linguagem natural, permite que as necessidades dos consumidores sejam detectadas de forma preditiva e automática, para gerar soluções e medidas corretivas. “A TAIS já responde a diversos tipos de solicitações nos canais de atendimento e resolve as demandas por meio de automações inteligentes e análise de dados. O lançamento da skill da operadora em Alexa segue a estratégia de inovação da TIM de disponibilizar um atendimento natural mesmo em momentos de interação em que não haja o uso do dispositivo móvel”, completou.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas