AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Imagem: capa do estudo “La inteligencia artificial en las compañías latinoamericanas”

Por redação AIoT Brasil

Um estudo feito pela consultoria de negócios e TI everis, do grupo NTT Data, em parceria com a edição espanhola da MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mostra que, na América Latina, as grandes companhias têm consciência dos benefícios da inteligência artificial, mas ainda aplicam pouco essa tecnologia. Foi constatado que 60% dos entrevistados acham que há um longo caminho a percorrer até que a IA seja adotada nas atividades do dia a dia e 22% não consideram que suas empresas estejam suficientemente maduras para isso.

A pesquisa “A inteligência artificial nas companhias latino-americanas – Visão panorâmica da implantação e tendências na região” concentrou-se em empresas com mais de 1 mil funcionários e faturamento acima de 100 milhões de dólares com atuação no Brasil, México, Chile, Argentina, Colômbia e Peru. Foram consultados mais de 40 diretores e 100 executivos em cargos de liderança na área de tecnologia, responsáveis pela implantação de IA. A maioria dos entrevistados (58%) acredita que a IA tem potencial para revolucionar as empresas, e apenas 2,5% disseram que a tecnologia não provocará grande impacto nos negócios.

Porém, mesmo assim, 53% das empresas não possuem nenhum tipo de aplicação relacionada à IA e apenas 23% já trabalharam em algum projeto relacionado à tecnologia. Em relação aos investimentos, 55% dos entrevistados disseram que suas organizações aplicam em IA menos de 10% dos recursos destinados a TI,  cerca de 90% dos executivos acham que esses valores são insuficientes e falta capital para projetos na área. De acordo com os responsáveis pelo estudo, isso revela, sobretudo, a necessidade de encarar a transformação digital como uma iniciativa contínua, o que requer uma mudança cultural e o apoio e o envolvimento dos líderes.

“A adoção de IA pela maioria das grandes empresas da América Latina ainda é incipiente, assim como o conhecimento de suas oportunidades e possibilidades. Embora o uso de IA tenha alcançado grande maturidade em um número discreto das empresas entrevistadas, são casos excepcionais de organizações cuja atividade principal está intimamente ligada à tecnologia”, concluiu uma análise da MIT Technology Review.

Dos seis países pesquisados, que concentram cerca de 85% do PIB da região, o Brasil lidera na implantação de inteligência artificial, em investimento, recursos envolvidos e diversidade de aplicações, seguindo-se a Argentina. O estudo completo pode ser acessado depois do preenchimento de um cadastro.

 

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas