AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

De um lado a entidade que representa nacionalmente as empresas que se dedicam ao desenvolvimento de dispositivos e sensores identificados como internet das coisas; do outro, a faculdade de agricultura de maior prestígio do país. Essa é a parceria que acaba de ser criada pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) e o Pecege, instituto organizador dos cursos de MBA USP/Esalq, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP.

O objetivo é disseminar o conceito de internet das coisas por meio da aproximação da iniciativa privada, a universidade e os centros de pesquisa de ponta, em busca de um vínculo mais consistente entre os desenvolvedores de tecnologia e as empresas que a utilizam. A parceria é também uma maneira de estimular os investimentos no ecossistema digital e, ao mesmo tempo, direcionar o esforço do meio acadêmico para as demandas objetivas do mercado.

“Acreditamos que a inter-relação entre fundamentos estatísticos e de analytics, programação e usufruto de softwares e processos de gestão para a tomada de decisão levam à melhor formação do cientista de dados. O desbalanceamento desses três pilares fundamentais torna o processo incompleto, e é justamente a partir dessa lógica que foi estruturada a grade do MBA em data science e analytics”, explicou o professor Luiz Paulo Fávero, coordenador do MBA USP/Esalq.

“É uma maneira de valorizar as instituições de ensino como elementos críticos e fundamentais para complementar todos os esforços de pesquisa e desenvolvimento. Com isso, da forma como acontece nos países desenvolvidos, conseguiremos trazer um horizonte de bons resultados no médio e no longo prazo”, disse Alexandre Vargha, líder do Comitê Auto e Mobilidade da Abinc. “Fortaleceremos todos os elos do sistema e elevaremos o conceito da cadeia de valor por meio da digitalização”, acrescentou.

A Abinc e a Esalq pretendem criar pontos de intercâmbio entre as empresas e a universidade, para desenvolvimento de projetos específicos, e promover ações conjuntas para a estruturação de novas iniciativas. Uma das primeiras será a realização de webinars sobre data science e analytics, em data ainda não definida.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas