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Por redação AIoT Brasil
De um lado a entidade que representa nacionalmente as empresas que se dedicam ao desenvolvimento de dispositivos e sensores identificados como internet das coisas; do outro, a faculdade de agricultura de maior prestígio do país. Essa é a parceria que acaba de ser criada pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) e o Pecege, instituto organizador dos cursos de MBA USP/Esalq, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP.
O objetivo é disseminar o conceito de internet das coisas por meio da aproximação da iniciativa privada, a universidade e os centros de pesquisa de ponta, em busca de um vínculo mais consistente entre os desenvolvedores de tecnologia e as empresas que a utilizam. A parceria é também uma maneira de estimular os investimentos no ecossistema digital e, ao mesmo tempo, direcionar o esforço do meio acadêmico para as demandas objetivas do mercado.
“Acreditamos que a inter-relação entre fundamentos estatísticos e de analytics, programação e usufruto de softwares e processos de gestão para a tomada de decisão levam à melhor formação do cientista de dados. O desbalanceamento desses três pilares fundamentais torna o processo incompleto, e é justamente a partir dessa lógica que foi estruturada a grade do MBA em data science e analytics”, explicou o professor Luiz Paulo Fávero, coordenador do MBA USP/Esalq.
“É uma maneira de valorizar as instituições de ensino como elementos críticos e fundamentais para complementar todos os esforços de pesquisa e desenvolvimento. Com isso, da forma como acontece nos países desenvolvidos, conseguiremos trazer um horizonte de bons resultados no médio e no longo prazo”, disse Alexandre Vargha, líder do Comitê Auto e Mobilidade da Abinc. “Fortaleceremos todos os elos do sistema e elevaremos o conceito da cadeia de valor por meio da digitalização”, acrescentou.
A Abinc e a Esalq pretendem criar pontos de intercâmbio entre as empresas e a universidade, para desenvolvimento de projetos específicos, e promover ações conjuntas para a estruturação de novas iniciativas. Uma das primeiras será a realização de webinars sobre data science e analytics, em data ainda não definida.